Soluções para curtimento de couro cru

Escrito por jillian o'keeffe Google | Traduzido por samuel siqueira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Soluções para curtimento de couro cru
Peles maiores precisam de mais material para curtimento do que pele menores. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Artesões de curtimento de couro podem escolhes de uma variedade de métodos de curtimento para as peles de animais que eles desejam preservar. Estes métodos variam de processo antigos e rudimentares até soluções comerciais modernas. O curtimento é só uma parte do processo de preservação para o couro, então os curtidores também terão que saber os modos corretos de tirar a carne, estirar e amolecê-lo. Todos os curtidores deveriam usar recipientes não metálicos, como plástico ou banheiras de madeira, para saturar o couro, já que esses objetos não reagem com as soluções.

Curtimento com cérebro

Um método tradicional indígena norte americano é usar o cérebro do animal para curtir o couro. Esse método tem a vantagem de ser mais barato do que comprar ou encontrar outros ingredientes químicos ou naturais. Cada animal tem cérebro suficiente para curtir o couro. Bata o cérebro em um liquidificador. Acrescente a mistura a 4,5 L de água morna. A água não deve estar tão quente no ponto qual você não possa colocar sua mão dentro. Use um pincel grosso e limpo na solução cerebral. Deixei o couro descansar com uma hora e repita o processo novamente. Dobre o couro pela metade e o enrole. Mantenha-o refrigerado por uma noite se o tempo estiver quente. Aplique mais uma camada da mistura de manha e então você pode começar o processo de amaciamento.

Soluções para curtimento de couro cru
Método indígena (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Curtimento com casa

O curtimento com casca é outro processo natural de preservar o couro. Pegue cascas de árvores na primavera se você puder. Um alternativa são pedaços de cascas nas folhagens de jardim. Arvores preferenciais para casca incluem o abeto, carvalho, bétula, castanheiro, amieiro ou conífera. Você precisará mais ou menos o dobro do peso do couro em casca. Misture uma quantidade igual de casca para amaciar na água tal como água da chuva (água com calcário pode criar manchas no couro). O pretume do couro terminado depende do aquecimento da água que as cascas são misturadas. Misturas de cascas para curtimento precisam ser diluídas antes do primeiro uso e fortificadas após, até que o ultimo molho do couro esteja encorpado. Ha diversas técnicas para isso, mas a mais simples é acrescentar um liquido bem grosso quando você notar que a mistura está ficando fraca. Quando uma pequena parte do couro mostrar que a cor penetrou através do centro, ele esterá inteiramente curtido.

Soluções para curtimento de couro cru
Couro pronto (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Curtição com alúmen

Alúmen de potássio é um método químico para curtição. Acrescente 4,5 Kg de sal em 4,5 L de água morna. Misture até o sal se dissolver. Depois misture 900 g em uma quantidade suficiente de água morna para dissolver. Combine ambas misturas. Coloque o couro de molho e mexa duas vezes ao dia. Um couro de veado leva de 10 a 12 dias para curtir nessa mistura; couros menores levarão menos tempo. Por exemplo, um couro de coelho leva dois dias.

Soluções para curtimento de couro cru
Curtimento com produto quimico (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Misturas comerciais para curtimento

Você pode comprar misturas comercialmente preparadas para curtimento de couro. A vantagem de usar uma mistura preparada é que a garrafa vem com instruções de como fazer. As desvantagens de misturas comerciais são que elas são mais caras do que usar cérebros ou casca, e você talvez precise mais do que uma garrafa para curtir couros grandes.

Soluções para curtimento de couro cru
Comercializadas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível