on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como usar solventes naturais com tinta a óleo

Atualizado em 18 julho, 2017

Os solventes naturais funcionam bem com tintas a óleo. Eles também são chamados de tíner ou diluentes. Adicione solvente par ralear e suavizar a tinta a óleo comercial. A terebentina é conhecida como o melhor solvente natural. O tipo mais encontrado de terebentina é derivado de resina ou goma de pinheiro, que é destilada e purificada. O líquido resultante da mistura de tinta com o óleo não altera a estrutura química da tinta. A evaporação é rápida. Os ligantes de petróleo, como óleo de linhaça ou papoula, também se misturam com pigmentos de óleo. Eles suspendem e distribuem o pigmento ao invés de ralearem, criando o que compramos em tubos. Misture tintas a óleo espremidas de bisnagas com um pouco de óleo de linhaça extra para aumentar a fluidez e funcionalidade da tinta.

Instruções

Materiais de arte (paint brushes image by The Blowfish Inc from Fotolia.com)
  1. Abra uma lata de terebentina e encha 1/4 de dois frascos de metal ou de vidro. Coloque um pincel limpo em um dos recipientes.

    Loading...
  2. Esprema um pouco da tinta em sua paleta de artes. Adicione algumas gotas de óleo de linhaça para a pintura. Pressione a tinta com a espátula e misture-a com o óleo, até que se incorporem.

  3. Retire o pincel do recipiente cheio de terebintina. Pressione sua ponta suavemente contra o lado do frasco para retirar o excesso de solvente de suas cerdas.

  4. Balance o pincel na mistura de pigmento com o óleo de linhaça. Note que a pintura afina-se em termos de consistência, tornando-se mais fluida. Molhe o pincel com a mistura de tinta.

  5. Pincele ao longo da tela distribuindo o pigmento. Engrosse a mistura de tinta adicionando mais pigmento na paleta, caso a tinta escorra. Adicione mais óleo se a tinta não fluir suavemente. Adicione mais terebentina caso a pintura esteja muito grossa e difícil de usar.

  6. Adicione mais pinceladas em sua tela até terminar a pintura. Coloque o pincel usado no segundo frasco de vidro cheio de terebentina. Agite o pincel no solvente para dissolver e remover qualquer sobra de tinta. Retire-o e pressione-o com um papel toalha, para secá-lo.

  7. Cubra os dois recipientes. Espere algumas horas e, em seguida, pegue o recipiente que foi usado para limpar o pincel. Derrame a terebintina para eliminar a tinta depositada no fundo do recipiente. Deixe o recipiente coberto e guardado em algum lugar para ser usado em sua próxima sessão de pintura.

Loading...

Dicas

  • Óleo de linhaça prensado a frio é caro, porém estável. O óleo de papoula tende a clarear e rachar após a secagem.

Aviso

  • Sempre use solventes naturais em interiores bem ventilados ou exteriores.

O que você precisa

  • Tintas de pigmento a óleo
  • Paleta artística
  • Espátula de pintura
  • Terebentina de nível artístico
  • Óleo refinado de linhaça
  • Recipientes de metal ou vidro
  • Pincel
  • Papel toalha
  • Tela

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...