Como somar frações com números mistos

Escrito por chance e. gartneer | Traduzido por daniel tamayo
Como somar frações com números mistos
Aprenda a somar números mistos (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Uma fração é apenas uma parte de um número misto, o qual é o resultado da soma de uma fração com um inteiro. Esse número é a forma própria de frações impróprias, ou seja, que tem um numerador, o número de cima, maior do que o denominador, o de baixo. Esses números seguem regras matemáticas que combinam as regras dos inteiros com as frações; somar frações com números mistos ajuda a entender a regra da adição para diferentes tipos de números.

Instruções

    Denominadores comuns

  1. 1

    Separe a parte fracionária do número misto da parte inteira. Para esse exemplo, vamos usar o número 3 2/3; a fração é 2/3.

  2. 2

    Adicione os numeradores e faça com que a soma seja o numerador. Por exemplo, a fração a ser adicionada é 2/3. Somar os numeradores 2 e 2 resulta em 4; a fração será 4/3.

  3. 3

    Converta qualquer fração imprópria na forma de número misto, então divida o denominador pelo numerador e coloque o resto no novo numerador, combinando fração e inteiro. Por exemplo, 4 dividido por 3 é igual a 1, com resto 1. O 1 sobre 3 torna-se 1/3, já o 1/3 somado com 1 torna-se 1 1/3.

  4. 4

    Adicione o inteiro do número misto com o inteiro do primeiro passo e depois some a fração. Para o exemplo, temos 3 mais 1 igual a 4, já 4 mais 1/3 igual a 4 1/3.

    Denominadores diferentes

  1. 1

    Separe a fração do número misto da parte inteira. Por exemplo, o número misto é 2 1/2; a fração é 1/2.

  2. 2

    Multiplique o numerador e o denominador do número misto pelo denominador da fração a ser somada. Por exemplo, a fração sendo 2/3. Multiplicando 1 por 3 temos 3 e multiplicando 2 por 3 temos 6; a fração agora é 3/6.

  3. 3

    Multiplique o numerador e o denominador da segunda fração pelo denominador do número original. Por exemplo, 2 multiplicado por 2 é igual a 4, já 2 multiplicado por 3 é igual a 6; a fração será 4/6.

  4. 4

    Adicione os numeradores e depois coloque a soma como numerador sobre o denominador comum. Para esse exemplo, 3 mais 4 é igual a 7, já 7 sobre 6 é igual a 7/6.

  5. 5

    Converta qualquer fração imprópria para o número misto. Divida o denominador pelo numerador e coloque o resto como novo numerador, combinando a fração com o inteiro. Por exemplo, 7 dividido por 6 é igual a 1 com resto 1. O 1 sobre 6 torna-se 1/6 e, junto com 1, vira 1 1/6.

  6. 6

    Adicione a parte inteira do número misto com a parte inteira do primeiro passo, depois adicione a fração. No exemplo, 2 mais 1 é igual a 3, já 3 mais 1/6 é igual a 3 1/6.

Dicas & Advertências

  • Se somar dois números mistos, some as partes inteiras antes do primeiro passo, para ambas as seções.
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível