Mais
×

Como somar e subtrair medidas lineares

As medidas lineares são unidades que medem comprimentos simples, como centímetros, metros e quilômetros. Como essas medidas possuem conversões padronizadas, é possível convertê-las facilmente entre diferentes unidades conforme necessário ao trabalhá-las. Quando é preciso somar ou subtrair medidas lineares, resolva as equações utilizando os métodos básicos de adição e subtração, e após encontrar a resposta verifique se é preciso converter a resposta, renomeando-a para uma diferente unidade.

Instruções

Somar e subtrair medidas lineares utiliza habilidades básicas de matemática (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Organize o problema de forma que seja possível visualizar a equação que deve-se resolver. Por exemplo, caso seja necessário somar 3 metros e 80 centímetros, e 8 quilômetros, 4 metros e 65 centímetros, escreva as medidas em um problema vertical, alinhando as unidades semelhantes. De forma similar, caso deseje subtrair 3 metros e 5 centímetros de 9 metros e 70 centímetros, organize o problema verticalmente e alinhe as unidades semelhantes.

  2. Trabalhe da direita para a esquerda para somar ou subtrair. Some ou subtraia a menor unidade primeiro. No problema de adição, some 80 e 65 centímetros para obter 145 centímetros. Some 3 e 4 metros para obter 7 metros. Não há nada para somar à 8 quilômetros. No problema de subtração, subtraia 5 centímetros de 70 centímetros para obter 65 centímetros, e 3 metros de 9 metros para obter 6 metros.

  3. Verifique suas respostas para determinar se é possível renomear as unidades. No problema de adição o resultado atual é 14 centímetros, 7 metros e 8 polegadas. Renomeie 145 centímetros para um metro com 45 centímetros de resto, assim a resposta final do problema será 8 quilômetros, 8 metros e 45 centímetros. No problema de subtração, a resposta final é 6 metros e 65 centímetros.

  4. Verifique sua resposta em uma tabela de conversões, caso necessário, para garantir que converteu as medidas de forma correta. Por exemplo, ao somar 1.035 metros a 500 metros, a resposta será 1.535 metros. Como 1 quilômetro é igual a 1.000 metros, subtraia 1.000 de 1.535 para obter 535. Agora renomeie sua resposta para 1 quilômetro e 535 metros.

O que você precisa

  • Calculadora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article