Sopro cardíaco e problema de valva mitral em crianças

Escrito por katlyn joy | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sopro cardíaco e problema de valva mitral em crianças
O prolapso da valva mitral é uma condição cardíaca muito comum (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

O prolapso de valva mitral (PVM) é uma condição cardíaca muito comum, e embora possa causar sintomas que possam ser atemorizantes, como dores no peito, raramente é sério. De fato, muitas vezes, o problema não é descoberto até a vida adulta por não ocorrer sintomas notáveis. Uma das maneiras de detectar o PVM é quando causa um sopro, ou um clique extra no batimento cardíaco normal, ou um som em murmúrio ao auscultar com um estetoscópio.

Outras pessoas estão lendo

Função

A válvula mitral está localizada entre o ventrículo esquerdo e o átrio esquerdo do coração e ajuda a controlar o fluxo sanguíneo entre eles. As lacínias, que funcionam como uma espécie de portas vaivém, se fecham para impedir o fluxo retrógrado de sangue dentro do ventrículo esquerdo. Quando as lacínias não fazem isso adequadamente, ocorre regurgitação mitral, ou fluxo sanguíneo retrógrado. Geralmente, isto não causa um problema, mas se houver um significativo extravasamento, um sopro é ouvido.

Significado

Na maioria dos casos, o prolapso da valva mitral e os sopros cardíacos não requerem qualquer tratamento, e causarão poucos sintomas, se algum. Em um pequeno número de crianças que precisam de tratamento, geralmente este consiste em medicação que será necessária para aliviar os sintomas. Raramente, pode ser necessária a cirurgia. Assim, na maioria dos casos, o prolapso da valva mitral e os sopros cardíacos não causarão quaisquer dificuldades ou impacto na vida da criança de maneira significativa.

Identificação

O prolapso da valva mitral normalmente é detectado quando um sopro é ouvido durante um exame, quando o médico está auscultando o coração com um estetoscópio. Todavia, o sopro decorrente do prolapso de valva mitral nem sempre está presente, e pode ser omitido facilmente durante um exame. Se a criança apresentar dores no peito ou outros sintomas, pode-se realizar um ecocardiograma para verificar o coração. Esse exame usa ondas sonoras para criar um quadro do coração de seu filho. Outros exames passíveis de serem realizados incluem radiografia torácica e eletrocardiograma (ECG) que registra a atividade elétrica do coração.

Efeitos

Os sintomas de PVM incluem sopros e palpitações cardíacas, dispneia, tontura, tosse, fadiga, ansiedade, enxaquecas e dor torácica. Todavia, na maioria das vezes não há sintomas notáveis, exceto o sopro ao exame. As complicações do prolapso de valva mitral incluem arritmias ou ritmos cardíacos anormais, bem como infecções da valva mitral ou endocardite infecciosa. Estas duas complicações são tratáveis, sendo improvável sua ocorrência na maioria dos pacientes.

Tratamento

O prolapso de valva mitral e os sopros cardíacos raramente causam sintomas suficientes para exigir tratamento, mas se este for necessário, em geral consiste em medicação para ajudar a controlar a intensidade dos batimentos cardíacos, e se a arritmia for um problema, será prescrita medicação para controlar o ritmo cardíaco. Muito raramente será indicada a cirurgia para uma criança com prolapso de valva mitral e sopros cardíacos, para reparar uma valva mitral com extravasamento muito grave.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível