O que é pó de soro de leite desmineralizado?

Escrito por maya austen | Traduzido por thiago silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O soro de leite em pó é a concentração sólida do soro de leite, também conhecido como "whey". O whey desmineralizado faz parte de uma série de produtos à base da proteína de leite em pó e possui diversos benefícios nutricionais. Geralmente, é usado como um suplemento para o condicionamento físico. É também um ingrediente em alimentos processados.

Outras pessoas estão lendo

O que é whey?

É o produto líquido resultante da produção de queijo. O queijo é feito através da extração de caseína e gordura do leite, e a substância remanescente é o whey, ou soro de leite. Ele está disponível em muitos "sabores", dependendo da origem do leite usado, do processo de produção do queijo, o tipo de queijo produzido e os ingredientes adicionados. Às vezes, a filtragem adicional do whey é feita para compensar possíveis alergias ou para deixá-lo mais rico em proteínas.

Tipos de whey em pó

O whey líquido é composto de 94% água em adição à lactose, proteínas (em maior parte globulinas e lactalbuminas) e diversas vitaminas e minerais. Deste líquido, obtém-se o pó ao retirar a maior parte da água dessa substância. O pó de whey doce é o produto seco derivado da enzima do coalho, produzida a partir de queijos como cheddar, muçarela e suíço. O ácido é o produto seco derivado de queijos produzidos por coagulação ácida, como ricota e cottage. Já o whey sem lactose é resultado da extração da lactose do líquido como parte de um processo adicional de filtragem.

Pó de whey desmineralizado

Como a sua versão sem lactose, o pó de whey desmineralizado é produto de purificação extra. De 70 a 90% dos minerais contidos na mistura de whey (cálcio e cinzas, em sua maior parte) são filtrados e o restante da substância é desidratada para a produção desta variedade. Ele é usado como ingrediente em diversos alimentos processados para aumentar seu valor nutricional.

Benefícios

Todo os whey em pó são uma fonte rica de proteínas e contém todos os aminoácidos vitais para o bem-estar do corpo. Em conjunto com treinos de resistência, o whey é utilizado para ganhar músculos e repor a glutationa do corpo, que é esgotada durante a prática de exercícios. A glutationa é um antioxidante necessário à saúde do sistema imunológico. Essas proteínas também são ótimas para manutenção ou perda de peso, devido a seu baixo índice glicêmico, ajudando na liberação de hormônios supressores de apetite, e também reduzindo a velocidade de absorção de açúcar pela corrente sanguínea.

Onde encontrar

O pó de whey desmineralizado, assim como os demais produtos, pode ser adquirido em lojas de produtos naturais ou suplementos. Adicionado em vitaminas, ele funciona como suplemento nutricional versátil. Muitos alimentos processados como pães, cereais, sopas, molhos e condimentos usam o whey como ingrediente. Infelizmente, muitos alimentos industrializados também contêm outros aditivos que não fazem bem à saúde. Sempre leia o rótulo e considere todos os ingredientes antes de tomar uma decisão em relação a um alimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível