O spray de silicone ou de grafite é melhor para o tubo acelerador?

Escrito por john willis | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
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O spray de silicone ou de grafite é melhor para o tubo acelerador?
Escolha entre os lubrificantes de silicone ou grafite de acordo com sua motocicleta (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Um conjunto de aceleradores tem muitos tubos. Para ser mais claro, não estamos falando sobre um slide ou venturi de carburador, cabo de acelerador ou cabos de encaixe. Falamos sobre o próprio acelerador, a parte onde você coloca a sua mão e gira para fazer com que a moto acelere. Provavelmente, o seu acelerador tem um cabo de borracha. Abaixo desse cabo está um conjunto mecânico chamado de tubo acelerador. Normalmente feito de vinil ou alumínio. O fim do conjunto do acelerador conecta-se ao cabo acelerador. Virando o cabo você aciona o carburador (ou a injeção de combustível), acelerando ou desacelerando a motocicleta. Isso deve se mover de maneira suave sem a presença de obstáculos.

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Lubrificantes para o tubo acelerador

Tanto o spray de grafite como o de silicone funcionam para lubrificar o tubo acelerador. Na verdade, quase qualquer lubrificante funcionará. A escolhas podem variar de um lubrificante comum até gordura de lítio ou solvente e óleo leve como o WD-40; os sprays de grafite e silicone estão entre as melhores opções. A forma de aplicação e a preferência pessoal determinarão qual é o melhor para você. Mas essa não é a única consideração a se fazer para uma operação correta no acelerador.

Limpeza

A maioria das coisas funciona melhor quando está limpa. Os tubos aceleradores não são exceção. O mais importante é que o tubo acelerador, o guidão e o conjunto a que o tubo é ligado ao cabo acelerador estejam todos limpos e livres de graxa. Esse conjunto é à prova de sujeira. Mas ela ainda pode entrar de alguma maneira, especialmente em uma moto suja ou que caiu na lama. A sua prioridade deve ser limpar o conjunto e mantê-lo limpo.

Que tipo de uso você faz da sua moto.

Se você usa uma moto de rua apenas em dias ensolarados, o seu conjunto de acelerador provavelmente está em boa forma. A questão de escolha entre silicone e grafite é de menor importância. Já se você usa a moto para aventuras, dirigindo em todas as estações e terrenos acidentados, pode ser mais importante. Se você usa a sua moto na lama, você tem a maior chance de o guidão entrar em contato com sujeira e cascalho. Se você é um corredor e sua moto é desmontada, limpa e remontada com frequência, pode nem ser importante o tipo de uso que você faz.

Prós e contras do spray de silicone e grafite

Depois de limpar o seu tubo acelerador, muitas pessoas preferem a textura do lubrificante de silicone no tubo. Ele desliza com mais suavidade. Também é mais provável que esse tipo faça com que a sujeira e os cascalhos entrem no conjunto de aceleração com mais facilidade. Se você gosta da textura do spray de silicone e tem acesso fácil a limpeza do conjunto acelerador, use-o. Entretanto, se você viaja longa distâncias em condições mais rigorosas, mesmo que prefira a textura do silicone, o grafite lhe dará uma vantagem, ele colabora para que a sujeira não entre com facilidade em seu conjunto acelerador durante as viagens.

Lubrificante para o cabo acelerador

Depois de retirar o conjunto acelerador, atente-se à conexão cabo-cabo. O conjunto não funcionará bem com um tubo acelerador limpo e lubrificado, e com um cabo de içamento e cabo livre sujos. Limpe-os também, mas use lubrificante para cabos e faça com cuidado. Mantenha-o no conjunto para que ele não penetre entre o tubo acelerador e o guidão.

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