Como fazer o sprite de uma pessoa andar no Game Maker 7

Escrito por amber d. walker | Traduzido por leandro albernaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer o sprite de uma pessoa andar no Game Maker 7
mCrie e controle seu próprio personagem com o Gae Maker 7 (gamepad image by asiana from Fotolia.com)

O Game Maker 7 é um programa lançado pela YoYo Games que mata a vontade dos que desejam se aventurar no desenvolvimento de jogos através de uma interface gráfica simples para criação de jogos. Com esse programa você pode criar um sprite (gráfico de computador) animado de uma pessoa andando e implementar um código de evento para permitir que esse personagem ande ou pare conforme a vontade do usuário.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Sistema operacional Windows
  • Game Maker 7

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Use o menu "Resource" para fazer um novo sprite. Use o editor de imagem para desenhar um homem em pé de perfil e salvá-lo clicando no quadro de seleção verde. Ao voltar ao Sprite Editor, clique em "Animation" e "set length". Você deve informar o número de quadros que sua caminhada durará assim como a duração da animação. Para este tutorial, faremos o ciclo mais simples possível de caminhada: defina a duração da animação em 2. Você deve ver duas miniaturas do seu gráfico parado no seu perfil. Abra o segundo, clique com o botão direito do mouse para mudar a cor de fundo, e use a ferramento "draw box" para apagar as pernas. Desenhe as pernas agora de forma que pareça que o homem esteja andando, com um pé na frente e outro atrás. Clique na caixa de seleção verde para salvar. Finalmente, crie um gráfico (sprite) de uma cor sólida para representar o chão. Certifique-se de desligar a transparência para o sprite do piso.

  2. 2

    Use o "resource menu" para criar um objeto que use o sprite do chão. Veja se as opções "visible" e "solid" estão marcadas, e salve. Crie um novo espaço (new room) ainda no "resource menu" e desenhe um piso simples ao longo do fundo usando seu objeto de piso e salve.

  3. 3

    Crie um objeto chamado "homemandando". Assegure-se de colocar o objeto "homemandando" como sendo sólido e visível.

  4. 4

    Adicione um evento "aperte a barra de espaço". Ele irá conter duas ações. Primeiro, a "move fixed action", coloque "speed" em "1", e "direction" em "right", com a caixa "relative" marcada. Segundo, encontre a ação "execute code" embaixo do "Control tab" e arraste-a para a lista de ação do evento "press spacebar". Um pequeno editor de texto aparecerá, e você deve digitar o código:

    // Set the animation speed to 1. image_speed = 1

  5. 5

    Adicione um evento "release spacebar". Ele irá conter duas ações iguais, com poucas mudanças. A ação de movimento fixo nesse evento será colocada em "0" ao invés de 1, fazendo com que o homem pare de se mexer. Se você clica "run" a essa altura terá uma animação de um homem que anda para frente sempre que apertar a barra de espaço e para de andar sempre que você a larga. Você provavelmente não quer isso. Você quer que seu boneco fique parado sem movimento enquanto ele não está andando, então deve escrever outro "execute code" para conseguir isso. Dessa vez, digite:

    // Set the animation speed to 0 image_speed = 0 // Set the animation frame to 0, so that our man is certain to be standing and not halfway through a step image_index = 0

  6. 6

    Adicione o "homemandando" à sala e click "play".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível