Mais
×

Como usar o SSD como um cache de disco

Atualizado em 19 julho, 2017

O Windows usa um cache de disco chamado "memória virtual" para trocar dados de e para a memória RAM do computador, quando o número de programas em execução e arquivos abertos exigirem mais espaço de armazenamento temporário que o aparelho possuir em memória disponível. Colocar o cache de disco do Windows em uma unidade de alta performance pode aumentar a capacidade de resposta geral do computador e algumas unidades funcionam melhor que discos de estado sólido de alta qualidade. Transfira o cache de disco para um SSD, para aumentar o desempenho do seu computador em situações de múltiplas tarefas.

Instruções

Aumente a performance do seu computador com este tutorial (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Abra o menu "Iniciar". Clique com o botão direito na palavra "Computador", no lado direito do menu, e clique em "Propriedades".

  2. Clique no link "Configurações avançadas do sistema" no lado esquerdo da janela "Sistema". Se estiver conectado no Windows com uma conta de usuário limitada, forneça a senha do administrador para continuar.

  3. Clique no botão "Configurações" na seção de título "Performance", no topo da janela "Propriedades do Sistema".

  4. Clique na aba "Avançado" no topo da janela "Opções de desempenho".

  5. Clique no botão "Alterar" no título "Memória Virtual".

  6. Clique no disco rígido que exibir um valor na coluna "Tamanho do arquivo de paginação" na parte superior da janela. Por padrão, a unidade é "C:".

  7. Clique no botão "Sem arquivo de paginação" e depois em "Estabelecer". Se o Windows solicitar que reinicie o computador, clique em "Não"

  8. Clique na unidade de estado sólido na lista de discos no topo da janela.

  9. Clique no botão de opção "Tamanho gerenciado pelo sistema", para que o Windows expanda e diminua o tamanho do cache de disco, se necessário, ou clique no botão de "Personalizar tamanho" para selecionar um tamanho por conta própria. Se optar pela segunda opção, digite os tamanhos mínimo e máximo para o cache de disco, em megabytes. Normalmente, o cache duas vezes maior que a quantidade de RAM do computador é o adequado.

  10. Clique em "OK" para fechar cada janela aberta e, em seguida, reinicie o computador.

Aviso

  • A memória flash tem um número limitado de ciclos de leitura/gravação antes que ela já não possa armazenar dados. A longevidade típica de um chip de memória flash é mais que um milhão de ciclos, o que significa que um SSD deve durar anos. No entanto, a colocação do cache em um SSD vai aumentar muito as operações de leitura/escrita do drive, o que pode reduzir um pouco sua vida útil.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article