×
Loading ...

Stalinismo contra Marxismo

Atualizado em 19 julho, 2017

Você geralmente vê as filosofias de Karl Marx e Joseph Stalin agrupadas juntas como vertentes do comunismo. Tanto Marx como Stalin propuseram métodos econômicos e políticos de alcançar o comunismo, mas o meio como os dois pretendiam atingir o ideal eram diferentes.

Retrato de Karl Marx (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Os fatos

O Dicionário define Marxismo como "... uma teoria e prática do socialismo incluindo a teoria do valor-trabalho, materialismo dialético, luta de classes e a ditadura do proletariado até que se estabeleça uma sociedade sem classes. O Stalinismo é definido como "Uma teoria e prática do comunismo desenvolvido por Stalin a partir do Marxismo-Leninismo e marcado principalmente por um rígido autoritarismo, uso desenfreado do medo e muitas vezes enfase no nacionalismo Russo".

Loading...

História

A ideia de socialismo tomou forma depois da Revolução Francesa (1789-1799), quando as pessoas ficaram preocupadas com a ideia da democracia separada por classes, com pessoas trabalhando por um salário enquanto os donos da empresa eram extremamente beneficiados pelos lucros. A palavra "Socialismo" começou a aparecer em 1827. Por um tempo, os socialistas acreditavam que o melhor jeito de melhorar a sociedade era fazer com que as autoridades aceitassem mudanças e aplicassem elas em prol dos trabalhadores.

Marxismo

Nos anos de 1840, Marx começou a demonstrar que o único jeito de o socialismo ser aplicado era se os trabalhadores forçassem as mudanças. Ele descreveu uma sociedade onde os trabalhadores eram donos das fábricas e fazendas nas quais eles trabalhavam. Outros elementos da sociedade Marxista incluía a educação livre de custos, a abolição do exército do governo anterior, o direito de voto e também o direito de estabelecer o pagamento para seus representantes e revogar a sua posição se necessário. As ideias de Marx influenciaram grandemente Vladimir Lenin, um dos líderes da Revolução Russa.

Stalinismo

Depois da morte de Lenin, Stalin liderou a União Soviética de 1929 até 1953. Embora dizia seguir as ideias de Marx e Lenin, ele formou uma ditadura com o poder concentrado em sua posição. Deixou os objetivos de uma revolução dos trabalhadores como havia proposto Karl Marx, e determinou a sobrevivência da Rússia comunista mesmo cercada de países capitalistas. Para aumentar a força da Rússia, ele nacionalizou as fazendas e gastou vários recursos em indústria. O Stalinismo foi responsável por uma grande perda para a Rússia. Estimativas chegam até 20 milhões de mortes nesse período.

Equívocos

O maior equívoco sobre o Marxismo e Stalinismo é quando dizem que eles são mais ou menos a mesma coisa. Isso não pode estar mais errado. Enquanto Marx esperava ajudar a classe dos trabalhadores, Stalin reprimia essa classe pois acreditava que era necessário para o bem do estado. Você pode ter ouvido também que esse tipo de ideal político e econômico reprimia o indivíduo. No caso de Stalin isso é verdade, mas Marx acreditava que o socialismo, e então o comunismo eram os melhores jeitos de atingir a democracia para todos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...