Staphylococcus Aureus e suas características bioquímicas

Escrito por kristen schnurman | Traduzido por luiz afonso de oliveira moura santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Staphylococcus Aureus e suas características bioquímicas
Colônias de bactérias (Image by Flickr.com, courtesy of Yasser)

O Staphylococcus aureus é uma bactéria de forma esférica Gram-positiva que cresce em cachos, semelhantes a cachos de uvas. Ela faz parte da flora normal do corpo humano. Habita o corpo sem causar danos na maior parte do tempo. O Staphylococcus aureus é uma bactéria anaeróbia facultativa, que pode executar tanto a respiração anaeróbica quanto a aeróbica. Podem ser patogênicos e causadores de doença. MRSA (ou Staphylococcus aureus resistente à meticilina) é uma cepa patogênica, que é mais frequentemente encontrada em hospitais.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

As bactérias são frequentemente submetidas a um teste de classificação denominado de coloração de Gram. A coloração de Gram classifica as bactérias com base na estrutura das suas paredes celulares. O teste de coloração de Gram é uma série de passos que adicionam corantes diferentes nas células bacterianas. Bactérias gram-positivas, como Staphylococcus aureus, tem uma parede celular muito grossa. A parede espessa mantém o corante no interior da célula e deixa a célula roxa sob um microscópio. A coloração de Gram não determina a patogenicidade, ou a capacidade de causar a doença. Ambas as bactérias Gram-positivas e Gram-negativas podem causar doenças.

Efeitos

Staphylococcus aureus é um residente natural do corpo humano. Ela pode ser encontrada na pele e nas membranas mucosas, como o nariz. Pode causar doença ou infecção se condições normais do corpo forem alteradas, por exemplo, se o sistema imunitário estiver suprimido devido a um resfriado ou outra infecção secundária. Staphylococcus aureus pode causar furúnculos, intoxicação alimentar, síndrome do choque tóxico e pneumonia.

Considerações

Staphylococcus aureus também são responsáveis por infecções hospitalares. Estas infecções são muitas vezes graves, porque são resistentes aos antibióticos. MRSA e VISA / VRSA (ou Staphylococcus aureus resistente/intermediário a Vancomicina) são as cepas que desenvolveram imunidade para os efeitos dos antibióticos. Esta característica faz com que essas cepas de Staphylococcus aureus sejam de difícil tratamento e possam ser potencialmente fatais.

Características bioquímicas

Staphylococcus aureus converte moléculas de alta energia, como a glicose, um açúcar de seis carbonos, em energia através de um processo chamado de respiração celular. Respiração celular é uma série de processos metabólicos que cria a energia na forma de ATP. ATP é uma forma eficiente de energia armazenada, que pode ser facilmente utilizada pelas células. Existem dois tipos de respiração celular: aeróbicas e anaeróbicas. A respiração aeróbica só pode ocorrer na presença de oxigênio. A respiração anaeróbica, também chamada de fermentação, pode ocorrer sem oxigênio. O Staphylococcus aureus é uma bactéria anaeróbia facultativa. Isso significa que ele vai realizar normalmente a respiração celular aeróbica, mas se o oxigênio está indisponível ele pode executar a respiração anaeróbia para produção de energia. O Staphylococcus aureus produz uma enzima chamada catalase. A Catalase ajuda o Staphylococcus aureus a quebrar o peróxido de hidrogênio em oxigênio a água, já que o peróxido de hidrogênio pode ser uma toxina para alguns organismos.

Prevenção

O número de infecções causadas por MRSA tem aumentado. Infecções de pele representam a maioria desses casos, enquanto as infecções invasivas representam menos. No entanto, infecções invasivas ou graves causam milhares de mortes por ano. A melhor forma de combater essas infecções é através de esforços de prevenção como lavar bem as mãos entre o contato com cada paciente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível