×
Loading ...

Como fazer stop-motion com armadura de arame articulada

Atualizado em 17 abril, 2017

Arame para armadura articulada é um tipo fino e maleável de arame que é frequentemente usado para construir modelos de filmes e vídeos animados em stop-motion. Como a armadura é forte e flexível, ela é usada para criar estruturas de esqueleto para os personagens, que podem ser movidos um pouco a cada tomada, e posteriormente montado e editado para criar a ilusão de movimento.

Instruções

Fazer esqueletos de armadura de arame para animação exige tempo e paciência (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Desenhe e construa os personagens usando um arame de 4 mm. Pegue 60 cm de arame e dobre-o ao meio e torça-o para torná-lo mais forte. Torça e amarre arames adicionais para formar as pernas, braços e pescoço do esqueleto. Finalize os personagens, colocando massa de modelar ou tecido sobre o esqueleto para criar a pele e roupas. Os personagens podem ser básicos ou muito detalhados, mas a chave é ser o mais criativo e prático possível, certificando-se que eles possam se sustentar sozinhos e manter as suas poses em cada movimento.

    Loading...
  2. Ligue a câmera e verifique se ela está conectada ao seu software de edição. Você também pode gravar o filme primeiro e depois importá-lo para o computador, no entanto, é mais fácil solucionar e corrigir os erros se a câmera já estiver conectada ao programa de edição.

  3. Grave sua cena, movendo seus personagens apenas uma pequena fração em cada tomada. O vídeo pode ser capturado a 30 quadros por segundo, então você pode calcular que vai levar 30 tomadas para criar um segundo de filmagem. Use seu computador para ir comparando as tomadas anteriores com as seguintes, para garantir que o movimento vai ficar consistente. Alguns pacotes de software de edição como o Final Cut Pro, tem uma função de enquadramento e stop-motion, que automaticamente importa cada tomada conforme uma taxa de quadros personalizados, permitindo a criação da cena final com rapidez e eficiência. Outros programas como o iMovie não tem esse recurso, e você terá que revisar todas as imagens após as tomadas, para editar o filme.

  4. Adicione vozes e música a sua cena final em seu software de edição. Salve e compacte o projeto para um formato .mov ou .mp4 para que ele possa ser colocado no YouTube, Vimeo ou outro site de compartilhamento de vídeos.

Loading...

O que você precisa

  • Filmadora
  • Computador com software de edição
  • Arame de armadura
  • Massa de modelar
  • Pistola de cola quente
  • Tecido
  • Linha

Referências

Loading ...
Loading ...