Como saber se sua calopsita gosta de você

Escrito por michael davidson | Traduzido por morgana nunes
Como saber se sua calopsita gosta de você
As calopsitas precisam de muita interação social (colorful cockatiel image by Leticia Wilson from Fotolia.com)

As calopsitas são um tipo comum de pássaro de estimação que se originou na Austrália. Elas costumam atingir cerca de 30 cm de comprimento e podem, potencialmente, viver até 25 anos. As fêmeas tendem a ser mais silenciosas e agressivas do que os machos, e ambos os sexos costumam vocalizar ruídos de assobio. Embora as calopsitas possam falar, não costumam fazer isso com tanta frequência quanto os papagaios. Esses pássaros geralmente são amigáveis ​​e sociais, e você deve ser capaz de saber se o seu gosta de você.

Instruções

  1. 1

    Ouça sua calopsita. É normal que ela assobie, cante e chilreie demais, e isso costuma denotar um pássaro contente ou curioso. Um som de bico triturando também é um indicativo de contentamento. Um sibilo, no entanto, indica medo ou irritação. Se sua calopsita sibila regularmente para você, ela não gosta de algo. Gritar é comum quando o pássaro estiver tentando chamar atenção ou quiser alertá-lo de alguma coisa. No entanto, gritar sempre que você estiver por perto indica que ele tem um problema com você.

  2. 2

    Sinta os pés da calopsita. Se estiverem quentes, o pássaro está saudável e feliz, indicando que ele está confortável perto de você. Os pés frios, por outro lado, indicam um problema de saúde ou que a ave está estressada e infeliz.

  3. 3

    Observe a linguagem corporal de sua calopsita. Se ela se afastar quando você se aproximar, ela não gosta de você ou se sente ameaçada. Da mesma forma, levantar um pé no ar é um sinal de agressividade, e a calopsita pode tentar morder. Se o pássaro chegar mais perto quando você se aproximar ou permanecer empoleirado, é um sinal de que gosta de você. Se a calopsita estiver pendurada de cabeça para baixo no poleiro, isso também significa que o pássaro está de bom humor e se sente confortável com você. Abanar a cauda e abrir as asas em sua presença também são sinais de afeto.

  4. 4

    Observe as penas da crista. Sua parte frontal deve estar relaxada e cair naturalmente para trás se o pássaro estiver confortável. Se a metade dela estiver para cima, isso pode significar que algo captou o interesse da calopsita. Se toda a crista estiver achatada na cabeça do pássaro, ele está com raiva ou se sente ameaçado. Da mesma forma, uma crista para cima indica medo ou agitação em relação a você ou a alguma outra coisa no ambiente.