×
Loading ...

Como saber se sua calopsita está para pôr ovos

Atualizado em 24 março, 2017

A calopsita é um apresentável membro da família do papagaio. Esses periquitos atraentes originários das áreas áridas da Austrália são muito desejados como pássaros de companhia. Muitos entusiastas por calopsitas optam por cruzar seus pássaros em algum momento e, felizmente, esses animais procriam sem muitos problemas. As fêmeas de calopsita que estão prestes a pôr ovos demonstram comportamentos específicos; compreendendo-os, os donos podem determinar quando esperar o primeiro ovo.

Instruções

  1. Determine se a fêmea de calopsita foi exposta a certos fatores indutores de reprodução, inclusive longas horas de luz interna artificial, ambiente interno quente e acesso a uma variedade de alimentos macios que são considerados importantes para a alimentação dos filhotes.

    Loading...
  2. Lembre se a fêmea passou períodos de tempo prolongados em seu ninho ou em um canto escuro da gaiola. Tais comportamentos são típicos de fêmeas prestes a pôr ovos.

  3. Observe de perto sua fêmea de calopsita. O abdômen inferior de fêmeas prestes a pôr ovos estará perceptivelmente maior que o das outras fêmeas, principalmente, na parte inferior do corpo.

  4. Caso sua calopsita esteja acostumada ser manuseada por você, pegue na mão. Assim, será possível notar se ela está mais pesada que o normal.

  5. Observe os hábitos de consumo de água da calopsita. As fêmeas com ovos em desenvolvimento beberão mais água que anteriormente. O ovo em desenvolvimento requer muito mais fluido que as calopsitas bebem normalmente.

  6. Procure sinais de que a fêmea está preparando um ninho. Fêmeas com ovos em desenvolvimento começarão a rasgar e mastigar vários materiais, inclusive o forro da gaiola e a madeira do poleiro.

  7. Observe se a fêmea está protegendo seu ninho ou gaiola. Essas calopsitas permanecerão em um canto da gaiola para manter o olhar em seu dono. Geralmente, ela também vocalizará através de chilros suaves.

  8. Observe as fezes. As calopsitas prestes a pôr ovos produzem fezes odoríferas, pastosas e maiores que o normal. Pouco antes da postura, a fêmea retém as fezes na cloaca e as elimina com menor frequência, geralmente, no início da manhã.

Loading...

O que você precisa

  • Gaiola
  • Poleiros
  • Forro de papel para o piso
  • Tigela e água

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...