Como fazer sua estufa sustentável econômica com materiais usados

Escrito por tom king | Traduzido por yasmin litaiff
Como fazer sua estufa sustentável econômica com materiais usados
Janelas antigas podem se tornar uma bela estufa (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Uma forma de construir sua própria estufa sustentável é usar peças usadas, reaproveitando portas, janelas e materiais de construção de uma casa ou prédio comercial que está sendo demolido. Se você remover a armação de janelas e tudo mais, simplesmente terá que construir um conjunto de aberturas enquadradas no teto e nas laterais para ajustar as portas e janelas que você tem. A estufa não tem de ser muito grande, um pequeno lugar de 2,5 por 3 metros terá espaço para centenas de plantas.

Instruções

  1. 1

    Marque um retângulo de 2,5 por 3 m ao lado da parede do edifício contra o qual você está construindo o espaço onde a base de sua estufa será. Retire o gramado e preencha o buraco com 8 a 15 centímetros de cascalho para fornecer drenagem e espaço amplo no interior da estufa.

    Como fazer sua estufa sustentável econômica com materiais usados
    Faça sua própria estufa (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  2. 2

    Coloque um pedaço de madeira de 5 x 10 cm no chão e duas placas de 2,5 metros nas laterais e 3 metros ao longo da beirada frontal, e então, junte as beiradas.

    Como fazer sua estufa sustentável econômica com materiais usados
    Use madeira de 5 x 10 cm (IT Stock/Polka Dot/Getty Images)
  3. 3

    Alinhe a madeira de 5 x 10 contra o topo da construção das placas, e pregue duas placas a 90 graus na vertical de ambas as bordas. Teste colocar as janelas em torno dos lados, e marque a base onde você terá que colocar os pinos verticais. A medida das vigas são de 2,35 m de comprimento. Você pode cortar as vigas para a parede da frente, sendo mais curta para coincidir com as janelas, ou para fornecer um telhado inclinado fora do edifício para o qual você está anexando a estrutura do espaço da estufa.

    Como fazer sua estufa sustentável econômica com materiais usados
    Corte as vigas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  4. 4

    Pregue as vigas 5 x 10 em pé sobre as placas de base, onde você marcou os cantos das molduras das janelas. Junte as vigas na base e também a placa da tampa 5 x 10 em cima da viga que está em pé. Meça a largura entre a madeira das janelas e corte duas placas para ajustar horizontalmente as vigas superiores e inferiores. Pregue-as no lugar para formar um quadrado entre as vigas da moldura da janela pra ver se encaixam. Corte uma pequena placa para ajustar verticalmente a placa de base e a parte inferior da abertura da janela ao centro. Corte outra placa para caber na vertical entre o topo da placa e a placa da tampa no centro superior da moldura da janela.

    Como fazer sua estufa sustentável econômica com materiais usados
    Corte as placas para a moldura da janela (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  5. 5

    Enquadre todas as janelas e portas, e em seguida, coloque as janelas e quadros nas aberturas e fixe-as no lugar. Corte pedaços de tapume para cercar as paredes laterais ao redor das janelas e portas, e aperte-as junto às paredes laterais até que a parede fique totalmente alinhada.

    Como fazer sua estufa sustentável econômica com materiais usados
    Enquadre as portas e janelas (Siri Stafford/Photodisc/Getty Images)
  6. 6

    Pregue as vigas a uma distância de 60 cm umas das outras sob a beira do telhado da construção à qual você está anexando a estufa. Coloque dois suportes de alça, diretamente em cima de cada uma das vigas da parede. Teste enquadrar um pedaço de madeira de 5 x 10 entre a viga e a parede frontal. Meça o ângulo em que a placa de viga encosta na parede e marque-a com o esquadro. Corte as pontas dos ângulos e encaixe em uma das pontas da viga. Pregue o suporte e o topo da placa da parede frontal. É possível fazer a viga ficar mais firme cortando um entalhe na parte inferior para se encaixar sobre a parte da frente que cobre a placa.

    Como fazer sua estufa sustentável econômica com materiais usados
    Enquadre as partes das vigas de madeira (Hans Hansen/Digital Vision/Getty Images)
  7. 7

    Meça e faça uma série de marcações com o esquadro nas vigas da parede com a parte frontal, onde as traves estão fixadas. Agora, volte e ajuste o espaçamento entre as vigas para emoldurar as placas de vidro que você está colocando no telhado. Enquadre as aberturas das janelas da mesma forma que você fez com as janelas laterais, coloque-as nas aberturas e aperte-as no lugar.

    Como fazer sua estufa sustentável econômica com materiais usados
    Ponhas as molduras das janelas no lugar (ULTRA F/Photodisc/Getty Images)
  8. 8

    Meça e corte tiras de madeira compensada para caber em espaços no telhado, nas partes que não estão cobertas. Encalque em torno de todos os caixilhos das janelas para ter certeza que a água não vazará quando chover. Uma vez que os revestimentos de paredes, janelas, portas e do telhado estejam no lugar, você pode colocar as prateleiras e bandejas dentro do solo para o plantio de vegetais.

    Como fazer sua estufa sustentável econômica com materiais usados
    Coloque as prateleiras e bandejas para encaixar os vasos de plantas (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • A coisa mais divertida sobre construir uma estufa é usar janelas recuperadas, pois pode-se sempre abrir as janelas para ventilar o ambiente quando ficar muito quente dentro da estufa.
  • Escolha uma parede para montar sua estufa, dessa forma, você vai ter pleno sol durante o dia. Você pode reduzir a quantidade de sol através do uso de telas ou cobrindo parcialmente o telhado com uma lona.
  • Use proteção nos olhos quando estiver usando as ferramentas.

O que você precisa?

  • Janelas e quadros usados
  • Portas de vidro usados
  • Pregos 2x4 usados
  • Pregos de construção
  • Vigamento
  • Cascalho
  • Caneta hidrográfica
  • Esquadro
  • Serra circular
  • Broca e outros drivers
  • Parafusos de madeira de oito centímetros de comprimento
  • Tapume de tábuas
  • Folhas de madeira compensada, 1 cm de espessura e até mais se precisar para cobrir o telhado
  • Óculos protetor para olhos

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível