Mais
×

Como saber se sua parede está reta

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ao construir uma parede você deve deixá-la reta e nivelada, senão a estrutura da parede não ficará sólida o suficiente. Para construir um muro novo ou verificar o nível de um já existente, você precisará de algumas ferramentas básicas e de conhecimentos específicos simples.

Instruções

A parede deve estar nivelada e alinhada para a estrutura não ser comprometida (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Martele um prego no teto paralelo a parede. Pendure o prumo no prego de modo que ele quase chegue ao chão, através da corda do prumo você verificará se a parede está alinhada.

  2. Veja a diferença de distância entre a linha do prumo e a parede, de cima até em baixo. Se a distância for a mesma, o muro está alinhado, e se tiver diferença de distância, o muro esta desalinhado. Realize o mesmo procedimento na outra extremidade da parede para verificar a linearidade também neste ponto.

  3. Escolha uma parede perpendicular a que você está verificando e estique a trena partindo da base dela. A trena deverá ficar em uma distância de cerca de 10 cm da parede que está sendo verificada; faça uma marcação com giz no local. Realize o mesmo procedimento na outra extremidade da parede inclusive na parte de cima paralela ao teto.

  4. Faça uma linha com giz entre as duas marcações feitas no teto e também entre as duas feitas no chão. Verifique a linearidade de acordo com as marcações. Para ter certeza se a parede está reta, meça com a trena em vários pontos diferentes o espaço entre a linha e a parede. Se você ainda vai construir o muro, use essa linha como referência.

  5. Verifique com uma régua de pedreiro a superfície da parede para garantir que a parte central do seu muro esteja nivelada. Coloque a régua na posição horizontal. Se houver espaço entre ela e a parede em algum local, o seu muro está torto. Isso pode ter sido causado pelas vigas da estrutura que ficaram tortas durante a construção.

Dicas

  • Você pode fazer seu próprio prumo se quiser. Basta amarrar um pedaço grande de corda ou barbante em um objeto pesado e deixar pendurado.

Aviso

  • Tenha cuidado ao trabalhar com ferramentas que possam lhe trazer algum risco como martelo e pregos.

O que você precisa

  • Martelo
  • Pregos
  • Prumo
  • Trena
  • Giz
  • Régua de pedreiro
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article