Como saber se sua placa de vídeo está com defeito

Escrito por michelle norton | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A placa de vídeo de seu computador é um dos seus componentes mais importantes. A placa controla todas as imagens processadas pela placa-mãe para seu monitor. Todos os gráficos que você vê pelo monitor, desde a área de trabalho até os gráficos dos jogos, dependem da placa de vídeo para funcionarem. Sem uma placa de vídeo que funcione, seu computador é essencialmente inútil. Os computadores não vão mostrar nada, a menos que os dados enviados a seu monitor através de sua placa de vídeo cheguem até o monitor.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Ligue seu computador. Se ele nem chegar a ligar, pode haver uma série de problemas com ele, entre eles, na placa de vídeo. Você pode tentar trocar a placa de vídeo à esta altura mas pode haver outros fatores, como sua placa-mãe, memória RAM, fonte de alimentação ou mesmo seu disco rígido. Se trocar a placa de vídeo e o computador ainda não ligar, você vai ter que trocar outras partes de seu computador para fazê-lo funcionar.

  2. 2

    Veja sua tela. Se ela permanecer preta mas o computador estiver ligado, pode ser um problema da placa de vídeo ou mesmo do monitor. Siga o próximo passo se seu monitor mostrar uma tela branca ou riscos na tela quando inicializar o computador. Se seu computador ligar normalmente, pule os dois próximos passos.

  3. 3

    Desligue seu computador e tente ligá-lo a um monitor diferente. Ligue o computador novamente. Se inicializar normalmente, você vai precisar trocar de monitor. Se ligar mas a tela permanecer preta, tente trocar a placa de vídeo. Se o computador ainda mostrar uma tela branca ou riscos, siga o próximo passo.

  4. 4

    Desligue o computador. Abra a CPU, retire a placa de vídeo e desligue-a da placa-mãe. Ligue a placa de vídeo e feche o gabinete. Reinicie o computador. Se ele inicializar normalmente, a placa apenas estava solta e deverá estar normal. Se o problema persistir, troque a placa de vídeo. Se ela for integrada à sua placa-mãe, você vai ter que trocar a placa-mãe inteira.

  5. 5

    Tente usar o computador e veja o que acontece. Geralmente, se seu computador inicializar e o vídeo funcionar por um tempo, um outro problema deve ser apontado. Se estiver usando o Windows, você pode verificar sua placa clicando no menu Iniciar e digitando dxdiag no campo de busca ou em Executar, dependendo de sua versão. Escolha a aba "Display". Se sua placa estiver funcionando bem, a caixa de diálogo vai indicar isto, mas se houver um problema, este será listado.

Dicas & Advertências

  • Se você achar que há problemas de gráficos, você pode buscar no site do fabricante por drivers mais recentes. Instalar novos drivers deve tomar conta da maioria dos bugs que podem causar problemas no vídeo de seu computador.
  • Se seu computador ligar normalmente mas desligar ao abrir um jogo ou mexer no vídeo após alguns minutos, ele pode ter um vírus. Se seu computador estiver quente depois que isto acontecer, ele pode ter um problema no cooler ou na fonte de alimentação. Estes problemas precisam ser vistos imediatamente para conservar seu computador em bom estado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível