×
Loading ...

Como fazer sua própria chocadeira em casa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As chocadeiras permitem que você forneça um ambiente com calor e umidade estáveis, o que ajuda a facilitar a incubação e a eclosão de ovos. Uma chocadeira deve, de preferência, permitir o ajuste tanto da umidade quanto da temperatura, além de manter a área interior nesses níveis por tempo indefinido. Felizmente, como é simples fazer uma chocadeira, você não precisa gastar milhares em um modelo comercial.

Instruções

Construa a sua própria chocadeira para chocar ovos em casa (Chicks image by Remlap from Fotolia.com)
  1. Instale o seu aquário perto de uma tomada elétrica disponível, colocando-o em uma área onde as temperaturas ambientes sejam razoavelmente estáveis tanto ao longo do dia quanto da noite. Garanta que a área não fique exposta a correntes de ar, se possível.

    Loading...
  2. Coloque serragem o suficiente no fundo do aquário para que todo o piso fique coberto de um lado a outro com cerca de 2,5 cm. Coloque um termômetro e um higrômetro perto do centro para que possam ser lidos com facilidade quando você tirar as medidas.

  3. Preencha a assadeira de pão com água até a metade e coloque a esponja grande no centro, deixando que fique saturada de água. Coloque a assadeira com a esponja entre o termômetro e o higrômetro.

  4. Instale o aquecedor de 100 watts em suas luminárias para gerar calor e prenda-as ao aquário, uma em cada extremidade, com as lâmpadas voltadas para dentro e em direção ao centro. Plugue as luminárias e ligue-as.

  5. Verifique a temperatura e a umidade de sua chocadeira de hora em hora e anote as leituras em uma folha de papel. O higrômetro exibirá os níveis de umidade. Continue fazendo leituras a cada hora até que tanto a temperatura quanto a umidade tenham se estabilizado.

  6. Ajuste as lâmpadas do aquecedor voltando-as mais para fora aos poucos até que a temperatura interna da sua chocadeira esteja no nível necessário para os seus ovos e o seu tipo de animal escolhidos. Se a temperatura precisar ser diminuída mais do que os ajustes permitirem, troque as lâmpadas por outras de 50 watts. Após trocá-las, comece o processo novamente, voltando as luminárias para o centro e ajustando-as aos poucos para fora até alcançar a temperatura desejada.

  7. Apare dois cm da esponja de cada vez até alcançar o nível de umidade desejado. Aparar a esponja reduz os níveis de evaporação da água no aquário, o que reduz o nível de umidade.

Loading...

Aviso

  • Mantenha tecidos secos, como cortinas, longe de aquecedores. Eles ficam extremamente quentes e podem inflamar tecidos secos, criando um risco grave de incêndio.

O que você precisa

  • Aquário de 75 L
  • De 1 kg a 1,4 kg de serragem
  • 2 aquecedores de 100 watts
  • 2 lâmpadas de aquecedor de 100 watts
  • 2 lâmpadas de aquecedor de 50 watts
  • Assadeira de pão
  • Água
  • Esponja grande
  • Termômetro
  • Higrômetro

Referências

Loading ...
Loading ...