×
Loading ...

Como fazer sua própria cortina ciclorama

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma cortina de enrolar (também conhecida como ciclorama) pode ser usada como um pano de fundo para os atores em uma peça ou para artistas em outros locais em um palco. Para fazer uma cortina ciclorama para um palco que você já criou, junte materiais de uma loja de armarinhos e ferramentas que são encontradas na maioria das casas. A ciclorama pode ser construída de material opaco ou translúcido, dependendo se a iluminação irá cair sobre ela ou será projetada através dela.

Instruções

Palco (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

    Cortina ciclorama translúcida

  1. Tire a medida do comprimento do palco e anote. Tire a medida da altura da parte de trás do palco e anote.

    Loading...
  2. Coloque as folhas de jornal para trabalhar em cima da superfície. Coloque o plástico em cima do jornal. Com uma régua e um lápis, desenhe um retângulo no linho utilizando as medidas anotadas. Corte o retângulo do plástico usando a régua para corte e uma faca. Coloque o excesso de plástico de lado.

  3. Passe uma linha de cola ao longo da beira do plástico mais distante de você. Coloque a bucha de madeira em cima da parte colada no plástico. Pressione a bucha na cola e segure por um minuto. Deixe a cola secar de um dia para o outro.

  4. Segure a cortina ciclorama pelo passador. Coloque a cortina em frente do palco modelo. Prenda a cortina no lugar, prendendo cada ponta do passador nas paredes do palco com pedaços de fita adesiva.

    Cortina ciclorama opaca

  1. Tire a medida do comprimento do palco e anote. Tire a medida da altura da parte de trás do palco e anote. Acrescente 2,5 cm para cada uma das medidas.

  2. Coloque as folhas de jornal para trabalhar em cima da superfície. Coloque o lençol de linho em cima do jornal. Com uma régua e um lápis, desenhe um retângulo no linho utilizando as medidas anotadas. Corte o retângulo do linho usando a régua para corte e uma faca. Coloque o excesso de linho de lado.

  3. Tire a medida até 2,5 cm para cima da beira do linho mais próxima de você e faça um ponto com o lápis. Tire a medida de 2,5 cm para baixo do lado do linho que está mais distante de você e marque um ponto com o lápis. Dobre os dois lados linho em cima do ponto e alise para tirar as rugas. Grude os lados dobrados ao linho com uma tira de fita adesiva.

  4. Insira a bucha de madeira no buraco na ponta de cada lado das abas dobradas. Corra a bucha até o outro lado. Grude ambos os lados da bucha ao linho com uma tira de fita adesiva.

  5. Aplique cola em um lado dos dois pesos de chumbo plano. Coloque o lado colado de um peso contra o lado esquerdo do linho mais próximo de você a 2,5 cm de distância da ponta.

  6. Coloque a parte colada do outro peso contra o lado direito do linho mais próximo de você cerca de 2,5 cm da ponta. Pressione os dois pesos contra o linho e segure-os por um minuto. Deixe a cola secar da noite para o dia.

  7. Segure sua cortina ciclorama pela bucha para que o lado pesado fique embaixo. Vire a cortina para que os pesos não apareçam. Coloque a cortina ciclorama na parede do palco. Prenda a cortina no lugar, colando as pontas do topo às beiradas do modelo com tiras de fita adesiva transparente.

Loading...

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Jornal
  • Plástico translúcido
  • Régua para corte
  • Lápis
  • Faca
  • Cola para colagem
  • Três buchas de madeira com 0,6 cm de espessura
  • Fita adesiva transparente
  • Linho cru
  • Fita adesiva
  • Dois pesos de chumbo plano

Recursos

Loading ...
Loading ...