×
Loading ...

Como fazer sua própria grade de madeira para janela

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma janela que não tem qualquer tipo de adereço, como uma cortina ou persiana, pode ter acrescentada uma grade de madeira removível. Isso pode alterar a aparência da janela ou cômodo sem fazer alterações permanentes no local. Para criar uma grade de madeira, é preciso determinar, primeiro, que tipo de design deseja usar e, em seguida, obter o material necessário para completar o projeto.

Instruções

Uma grade de madeira pode alterar a aparência de uma janela (country house with large windows image by Oleg Mitiukhin from Fotolia.com)
  1. Meça a largura e altura da abertura da janela com uma fita métrica. Diminua 5 cm da medida da largura e, em seguida, anote as medições em um pedaço de papel.

    Loading...
  2. Coloque a guia sobre a serra de mesa a uma largura de 2,5 cm e depois corte uma placa de madeira em tiras de 2,5 cm.

  3. Corte duas das tiras de madeira de 2,5 cm, para a medição do comprimento anotado no papel, com a serra circular. Corte duas outras peças para a largura.

  4. Posicione as peças para montar a forma da abertura da janela. Faça um furo em cada canto onde os pedaços de madeira se encontram. Aplique cola de madeira no final das peças da largura e, em seguida, fixe as peças de madeira em conjunto com parafusos utilizando a furadeira. Esta será a moldura para a grade.

  5. Meça a largura da moldura e faça uma marca no centro das partes superior e inferior. Meça a distância entre as marcas e depois corte uma das tiras de 2,5 cm para o comprimento desejado, utilizando a serra circular.

  6. Aplique cola de madeira na parte superior e inferior do pedaço de madeira de 2,5 cm e, em seguida, coloque-a no quadro sobre as marcas de lápis.

  7. Meça o comprimento de cada lado e faça uma marca a cada 15 cm. Coloque uma régua sobre as marcas e desenhe uma linha na parte central da madeira.

  8. Meça a largura do lado esquerdo e direito a partir do centro da madeira. Corte os pedaços de tiras de madeira de 2,5 cm para essas medições.

  9. Aplique cola de madeira nas extremidades das parte cortadas e, em seguida, coloque-as na moldura por cima das marcas de lápis e espere pelo menos 12 horas para a cola secar.

  10. Ao finalizar a grande, coloque-a na janela para ver como ela se encaixará. Lixe a grade para deixá-la lisa.

Loading...

Dicas

  • Pinte a grade para combinar com a cor da janela.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Papel e lápis
  • Tábua de 2,5 cm x 7,5 cm
  • Serra de mesa
  • Furadeira
  • Cola de madeira
  • Parafusos
  • Serra circular
  • Lixa

Referências

Loading ...
Loading ...