×
Loading ...

Como fazer sua própria mesa de madeira a partir de 2 x 4

Você não precisa ter grandes habilidades para fazer sua própria mesa de madeira. Qualquer um consegue. Quando seu projeto estiver pronto, você vai se sentir orgulhoso por tê-lo feito com suas próprias mãos, pois o trabalho artesanal tem mais valor sentimental que os produtos comprados em loja, por causa de toda a energia e tempo investidos na confecção. Quando finalizado, ver a alegria nos olhos e rostos dos seus amigos e familiares fazendo uma refeição na mesa que você construiu é o que faz da coisa toda uma experiência muito gratificante.

Instruções

Mesa de madeira feita à mão (table and tile image by Donald Joski from Fotolia.com)
  1. Corte as tábuas com as seguintes medidas: quatro peças de 0,76 m para as pernas, 2 peças de 1,30 m (ripas longas), mais 2 peças de 0,81 m (ripas curtas) e 10 peças de 1,5 m para o tampo da mesa. A mesa finalizada irá medir 1,5 m de comprimento por 1 metro de largura, com 0,81 m de altura e lugares para seis pessoas.

    Loading...
  2. Faça cortes de encaixe nos cantos das ripas curtas. Um corte de encaixe é basicamente um corte de canto usado para juntar dois pedaços semelhantes. Corte o canto externo na medida de 5 cm de ambas as extremidades das ripas curtas. A maneira mais fácil de fazer isso é perfurar os cantos usando a serra circular. Em seguida, retire as aparas de madeira restantes com um cinzel e um martelo para fazer encaixes suaves e planos.

  3. Junte a extremidade de cada peça da perna com cada encaixe nas ripas curtas para fazer a armação da mesa. O canto lateral das pernas deve ultrapassar as tripas curtas em 5 cm, que é onde as ripas longas vão se encaixar.

  4. Faça dois furos retos e coloque dois parafusos através dos encaixes para juntar as tábuas curtas nas pernas, e mais dois parafusos em um ângulo de 45 graus onde o canto dos encaixes e o canto das pernas se encontram, para reforçar.

  5. Coloque as ripas longas na borda das pernas e tábuas curtas, e preencha todos os furos com massa para madeira para completar o quadro.

  6. Coloque todas as 10 ripas de 1,5 m no topo do quadro para fazer o tampo da mesa. Coloque dois parafusos para juntar cada tábua nas ripas curtas, e alguns parafusos igualmente espaçados para ligar as duas tábuas finais às ripas longas. O tampo da mesa deve ultrapassar 5 cm em todos os lados da estrutura.

Loading...

O que você precisa

  • Oito tábuas dois por quatro (3 metros de comprimento)
  • Esquadro
  • Grampos
  • Serra circular
  • Cinzel
  • Martelo
  • Broca
  • Fita métrica
  • Parafusos para madeira
  • Massa para madeira

Referências

Loading ...
Loading ...