Mais
×

Como fazer a sua própria prancha de wakeboard

Atualizado em 17 abril, 2017

Nos últimos anos, o wakeboard tem se tornado cada vez mais popular, que por sua vez tem visto um aumento no desenvolvimento dos equipamentos. As pranchas modernas são geralmente feitas de espuma envolvidas com fibra de vidro ou fibra de carbono, mas você pode fazer a sua com materiais comumente encontrados. Fazer sua prancha permitirá que você personalize-a diretamente de acordo com as suas preferências, o que lhe permitirá um melhor desempenho na água, gastando menos.

Instruções

Faça a sua prancha de wakeboard, ao invés de comprar uma (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Desenhe o contorno que você gostaria para a sua prancha sobre uma tábua de madeira. De um modo geral, as pranchas de wakeboard devem medir de 1,20 a 1,50 m de comprimento, com uma largura máxima 25 a 35 cm. Teste alguns tamanhos diferentes de pranchas antes de fazer a sua, para determinar qual estilo melhor se adapta ao seu nível de habilidade.

  2. Recorte o contorno usando uma serra. Escolha um lado da tábua como o topo e o outro como o fundo.

  3. Lixe todas as superfícies da tábua usando uma lixadeira de cinta. Lixe a ponta e a cauda da parte inferior para ajudar a acentuar a curvatura. Comece pelo meio da prancha e depois lixe o resto.

  4. Crie uma curvatura mais pronunciada mergulhando a tábua em uma banheira cheia de água quente por cerca de três a quatro horas para amaciar a madeira e torná-la mais flexível. Remova a tábua da água, então escolha uma extremidade e apoie-a sobre uma superfície fixa, depois coloque um peso de 20 a 30 kg no centro da prancha e deixe secar por 48 horas. Conforme a umidade evapora, a prancha vai tomar a forma desejada.

  5. Cubra a prancha com um selante e use pelo menos duas demãos para garantir que a água não penetre na madeira, uma vez em uso. Aplique o produto em uma área bem ventilada.

  6. Fixe as botas na tábua. Selecione o local de montagem com base na sua preferência, em seguida, monte as as botas diretamente na prancha através dos furos feitos na tábua. Coloque algumas gotas de selante de silicone em cada buraco para proteger a prancha contra absorção de água e apodrecimento.

  7. Coloque as "nadadeiras" na parte de baixo da prancha. Coloque-as como quiser, mas note que as quatro têm que serem colocadas uniformemente espaçadas do lado de baixo, ajudando no controle e na velocidade. Faça furos no local onde for colocá-las, adicione uma gota de silicone e coloque as nadadeiras. A prancha já está pronta para um test drive.

O que você precisa

  • Tábua de madeira de 1 cm
  • Serra
  • Lixadeira de cinta
  • Selante de limpeza
  • Broca
  • Selante de silicone
  • Botas de wakeboard
  • "Nadadeira" para a prancha (4)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article