×
Loading ...

Como fazer sua própria rubrica de notas

Atualizado em 23 março, 2017

Os dias de dar notas a trabalhos apenas de acordo com os pensamentos do professor sem provas concretas não existem mais. As rubricas proporcionam aos professores e alunos uma orientação de como um trabalho, projeto ou apresentação será avaliado. Elas podem ser criadas on-line ou usando um software de processamento de texto. Além de ajudar os alunos a saberem de antemão o que precisa ser feito para alcançar a nota mais alta possível, elas também ajudam os professores a identificarem áreas de pontos fortes e fracos no trabalho de um estudante.

Instruções

As rubricas eliminam as suposições de desempenho acadêmico em sala de aula (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Anote as categorias que o aluno será avaliado no projeto, redação, trabalho de pesquisa ou apresentação. Por exemplo, se a tarefa é uma redação, as categorias seriam conteúdo, gramática, ortografia, criatividade, voz e expressão criativa.

    Loading...
  2. Anote em tópicos as expectativas para cada categoria que classificariam uma pontuação perfeita. Por exemplo, se a categoria era a gramática, as expectativas seriam: o aluno escreveu em frases completas, se usou conjunções e se utilizou da pontuação devidamente.

  3. Use um gerador de rubrica online ou um software de processamento de texto e crie uma tabela. A primeira coluna da tabela deve ser rotulada "categorias de avaliação". Essas são as categorias que criou no passo 1. Se existem cinco categorias, em seguida, liste cada uma na primeira coluna em uma linha separada.

  4. Determine o número total de pontos que um estudante pode ganhar em cada categoria. Por exemplo, os alunos serão capazes de ganhar um total de cinco pontos em cada categoria.

  5. Rotule a segunda coluna com as categorias que o aluno será avaliado no projeto, redação, trabalho de pesquisa ou apresentação. Indique as expectativas específicas que considerariam o trabalho perfeito. Se o aluno atender às expectativas, então ele recebe cinco pontos para cada categoria.

  6. Rotule a terceira coluna como o número quatro e insira as expectativas para cada categoria que classificariam quatro pontos. Continue a avaliar a quarta, quinta e sexta colunas com as expectativas que dariam os pontos atribuídos, com a sexta coluna valendo apenas um ponto.

  7. Rotule a sétima coluna da tabela "total de pontos ganhos". Indique nela o número de pontos que o aluno ganhou para cada categoria. Adicione todos os pontos dê ao aluno uma nota com base no número de pontos ganhos e o número de pontos disponíveis. Por exemplo, se o estudante recebeu 20 pontos de 25, a pontuação é de 80%.

Loading...

O que você precisa

  • Computador

Referências

Loading ...
Loading ...