Mais
×

Por que suamos quando estamos nervosos

Atualizado em 17 abril, 2017

Suor, ou transpiração, é a liberação de um líquido salgado pelo corpo através das glândulas sudoríparas. Suar é uma função natural e essencial que ajuda a regular a temperatura corporal. Pessoas suam por vários motivos, incluindo exercícios, climas quentes e comida apimentada, assim como ansiedade, estresse e nervosismo.

As glândulas sudoríparas ficam ativas durante a puberdade (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

O sistema nervoso simpático

O sistema nervoso simpático (SNS) é um dos dois sistemas que enviam sinais para regular a produção de suar. Quando o SNS é ativado, ele libera adrenalina. Adrenalina se une aos receptores e causa a resposta "luta ou fuga". O aumento do suor é um sintoma dessa resposta.

Nervosismo

O nervosismo é uma emoção que ajuda as pessoas a perceberem e compreenderem o perigo. Quando uma pessoa fica nervosa, o cérebro ativa glândulas sudoríparas de novo, provocando a reação "luta ou fuga". O suor ajudará refrescar a pessoa. Enquanto isso, a transpiração lubrifica áreas como as axilas, onde a pele roça contra a própria a pele e causa irritações. Este processo pode ser ativado, mesmo se não houver uma ameaça real.

Acalmar os nervos

Existem diferentes maneiras para acalmar os nervos. Antes de falar diante de uma multidão ou encarar um grande encontro, uma pessoa nervosa pode demorar alguns minutos para pensar sobre algo não relacionado que é de especial importância em sua vida. Família e fé são alguns exemplos. De acordo com um estudo da UCLA, como reportado em um artigo de John Tesh "Inteligência para sua vida" , esse tipo de reflexão de antemão "reduz os hormônios do estresse e desliga resposta ao estresse do seu corpo, como agitação ou mãos suadas" (Veja Referências 2). Imediatamente antes do início do evento, a pessoa deve respirar profundamente por algumas vezes e prender o ar por um segundo em cada inspiração.

Quando ir ao médico

Embora a transpiração possa ser desconfortável e desagradável, é importante lembrar que ela é normal. No entanto, você pode querer visitar um médico caso você esteja suando muito mais ou menos do que o habitual, caso você perceba uma mudança no seu odor corporal, sentir suores noturnos sem motivo aparente ou efeitos sudoreses no dia a dia. O médico pode prescrever um antitranspirante mais forte ou pesquisar causas subjacentes.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article