Mais
×

Como fazer suas próprias cartas do jogo "Tabu"

"Tabu" é um jogo de adivinhação, lançado no Brasil pela Grow, que vêm com uma série de cartas. Cada carta contém uma palavra, que deve ser adivinhada, e outras cinco, que seriam as mais apropriadas para descrevê-la. De acordo com as regras, porém, essas cinco palavras são consideradas tabu; ou seja, um jogador precisa fazer com que seus parceiros de equipe adivinhem a palavra principal usando quaisquer outras palavras, exceto aquelas listadas. Se você já jogou muitas vezes esse jogo, talvez ele já tenha se tornado fácil. Sendo assim, você pode criar outras cartas, no computador ou de papel, e renovar a diversão.

Instruções

Com papel e caneta, você pode fazer suas próprias cartas de "Tabu" (paper and pen image by Melissa Schalke from Fotolia.com)

    Faça as cartas no computador

  1. Anote uma lista de palavras. Pense nas cinco palavras que seriam melhores para descrevê-la. Essas serão as palavras tabu, e não poderão ser usadas para definir a principal. Se tiver dificuldade para pensar nas palavras, faça uma lista de assuntos. Depois, pense em uma palavra relacionada. Por exemplo, se um dos assuntos for esporte, uma das palavras pode ser futebol. Em seguida, pense em palavras que melhor descrevam futebol, como bola, time, gol, chuteira e estádio.

  2. Abra um programa de edição de textos ou de planilhas. No editor de textos, crie uma tabela com sete linhas e três colunas. Um editor de planilhas já tem o formato de tabela. Na primeira linha, escreva a palavra que deve ser adivinhada. Pule uma linha, depois anote as palavras tabu nas próximas cinco linhas. Escolha um formato de letra maior para a palavra principal.

  3. Adicione mais tabelas ao documento até ter o suficiente para a metade das palavras que você anotou. Procure por tabelas que ficaram divididas entre duas páginas e mova as partes para uma única página. Quando tiver terminado de digitar, você pode imprimir.

  4. Imprima o documento, depois recoloque as folhas impressas na impressora. A outra metade das cartas será impressa na parte de trás das folhas. Na maioria das impressoras, é necessário colocar a folha de cabeça para baixo. Confira o manual da sua impressora ou imprima uma folha de teste primeiro.

  5. Recorte as cartas usando uma tesoura. Elas estão prontas para sua próxima partida de Tabu.

    Faça as cartas usando papel e caneta

  1. Com a ajuda de uma régua, desenhe retângulos de 5 cm por 8 cm em uma folha de papel. Esse será o formato de cada carta.

  2. Escreve a palavra a ser adivinha na parte de cima do retângulo. Faça uma linha logo abaixo dela, depois escreva as palavras tabu. Assim será mais fácil distinguir quais são as palavras proibidas. Faça linhas entre as palavras tabu.

  3. Recorte as cartas usando tesoura ou um cortador de papel. As cartas estão prontas para a próxima partida de Tabu.

O que você precisa

  • Computador
  • Impressora
  • Tesoura
  • Caneta
  • Papel
  • Régua
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article