Mais
×

Como fazer suas próprias roupas hippies a partir de um molde

Atualizado em 17 abril, 2017

Os modelos básicos para projetos de costura rápida são normalmente incluídos nos livros de costura. Designers preparam esses livros para tendências específicas, como as de estilo hippie retrô. Os modelos geralmente consistem de silhuetas que são feitas com costura reta, como as de costuras laterais. As tabelas de tamanhos de medidas também estão incluídas, junto com vários tamanhos de modelos como pequenos, médios e grandes, bem como os tamanhos 38, 40 e 42. Os tamanhos dos modelos são diferenciados pelos contornos grossos, que muitas vezes são codificados por cores ou têm marcas que indicam cada tamanho. Os estilos também são preparados para ficarem bonitos com acabamentos de influência hippie.

Instruções

Use modelos básicos para fazer roupas hippies com estampas e padrões descolados (happy hippie image by Ingrid Walter from Fotolia.com)
  1. Escolha o tecido apropriado para o estilo hippie. Revistas de modelos do estilo hippie geralmente incluem padrões para silhuetas básicas, como um colete, camiseta e calça. Por exemplo, se você estiver fazendo um colete, escolha um tecido que tenha sido usado na modelagem hippie, como o veludo cotelê ou denim, bem como tecidos de malha, como a sherpa e a lã. Este modelo geralmente requer de 1 a 2 metros de tecido, dependendo do seu tamanho. O modelo mais comuns também incluem ideias de acabamento, como costura decorativa em ziguezague, franja longa, apliques ou enfeites de contas.

    Puxe algumas linhas de uma costura crua inacabada e desfie o brim para ter um acabamento em forma de franja (denim background image by Adam Borkowski from Fotolia.com)
  2. Abra os moldes sobre sua mesa de trabalho. Os moldes geralmente estão localizados em um bolso de papel na contra capa do livro ou no meio de revistas especializadas.

  3. Cubra os moldes vincados com papel teflon e passe levemente o ferro. Certos moldes têm vincos profundos, o que faz com que os linhas se agrupem e impeçam a passagem adequada para o papel teflon.

  4. Corte o tamanho desejado ao longo do contorno da escala de tamanho com uma tesoura de papel afiada. Recorra a tabela de medidas de tamanhos incluída no livro e selecione o seu. Cada contorno tem entalhes separados, que são marcações feitas no padrão para alinhamento. As marcações são transferidas para as peças de tecido e usadas como um guia de costura para alinhar as áreas específicas. Por exemplo, a parte da frente e de trás da manga são diferenciadas por um ponto para a manga da frente e dois para a manga de trás. O molde para as mangas contém marcações para a parte da frente e de trás, permitindo ao costureiro fixar a manga de forma adequada, tendo um ajuste fácil e preciso. Transfira os entalhes para o tecido com o giz de alfaiate.

  5. Fixe os moldes de corte no tecido selecionado com alfinetes. Estes moldes incluem uma linha, que pode ser horizontal ou vertical e com setas. Esta linha indica a direção correta para fixar o padrão no tecido. Por exemplo, se você está fazendo um hippie florista em uma túnica, certos moldes de manga geralmente são cortados para permitir que o tecido tenha um caimento natural quando costurado.

  6. Corte as partes dos moldes presos com uma tesoura de tecido para garantir linhas de costura suaves.

  7. Costure a peça com uma máquina de overloque ou de costura reta. Estilos hippie de malha, como camisetas ou calças boca de sino geralmente são feitos com a overlock.

  8. Embeleze as roupas com acabamentos de influência hippie. Por exemplo, se você estiver fazendo a túnica do modelo de florista do passo 5, costure margaridas na malha ou passe o ferro em apliques termocolantes de flores. Se você está fazendo a calça do passo 7, costure 5 cm de decorações ao redor da barra inferior. Se você estiver fazendo o colete da passo 1, costure a franja desfiada em torno da manga ou bainha.

    Embeleze as roupas hippie com acabamentos descolados, como a franja desfiada (fringe image by Vita Vanaga from Fotolia.com)

O que você precisa

  • Tecido (da sua escolha)
  • Papel Teflon
  • Ferro
  • Tesouras de papel afiadas
  • Alfinetes
  • Giz de alfaiate
  • Tesoura de tecido
  • Máquina overloque
  • Máquina de costura
  • Acabamento (à sua escolha)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article