Como subir numa escada e andar no telhado

Escrito por tiffany bennett | Traduzido por peter claire
Como subir numa escada e andar no telhado
Use o telhado para equilibrar-se enquanto sobre a escada. (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

De acordo com um relatório feito pela Comissão de Segurança de Produtos de Consumidores dos EUA, os médicos trataram mais de 532.000 pessoas com ferimentos causados por escadas de mão em 2007. Com estatísticas como essa, não é de se estranhar que algumas pessoas sintam-se um pouco tontas só de pensar em andar no telhado. Seguindo algumas instruções de segurança simples, você poderá subir e descer do seu telhado sem se tornar mais um número nas estatísticas.

Instruções

  1. 1

    Coloque sapatos bem ajustados com solas de borracha. Amarre os cadarços seguramente para que você não tropece sobre eles.

  2. 2

    Cheque o peso máximo que sua escada suporta. Essa informação deve estar num adesivo colado nela. Evite usar a escada se o seu peso exceder o indicado.

  3. 3

    Inspecione a escada procurando qualquer parte solta ou quebrada. Nunca tente usar uma escada quebrada. Verifique se nos degraus não há óleo, graxa, lama ou outras substância escorregadias.

  4. 4

    Ache um lugar sólido e plano para a escada. Se possível, coloque os pés dela na terra ou na grama ao invés de concreto. Antes de levantá-la, verifique se o trilho de cima não está perto de nenhum fio elétrico ou qualquer área perigosa.

  5. 5

    Ajuste a escada para que haja 30 cm entre a base e a parede a cada 120 cm na vertical. Se você tem uma escada de extensão, verifique as traves antes de arrumá-la para ter certeza de que é segura. Ela deve se estender três degraus acima do telhado para uma passagem segura.

  6. 6

    Fique de frente para a escada e pegue os trilhos com as duas mãos. Cuidadosamente suba no primeiro degrau. À medida em que você subir, sempre mantenha três ponto de contato com a escada (dois pés e uma mão ou vice-versa).

  7. 7

    Mantenha seus pés no centro de cada degrau. Evite inclinar-se para o lado ou andar na escada para mudar de posição. Nunca suba nos três degraus no topo da escada.

  8. 8

    Cheque o telhado com a sua mão para ver se está escorregadio. Verifique se não há mofo, algas ou água que farão com que você escorregue. Se estiver liso, tente outra hora.

  9. 9

    Suba cautelosamente no telhado, tirando devagar seu peso da escada. Fique agachado para ajudar a manter o equilíbrio.

  10. 10

    Engatinhe ou escorregue alguns metros para longe da beira do telhado. Quando estiver a uma distância confortável da borda, fique de pé cuidadosamente. Fique à vontade para pegar qualquer cano, chaminé ou outras coisas que estiverem por perto para se erguer. Porém, tenha em mente que esses objetos podem não aguentar todo o seu peso.

  11. 11

    Verifique se o chão está seguro com seu pé antes de cada passo. Se você começar a deslizar, deite em vez de ficar de pé.

  12. 12

    Deslize de volta à beira do telhando quando você estiver pronto para descer. Desça a escada do mesmo jeito que subiu, mantendo os três pontos de contato o tempo todo.

O que você precisa?

  • Sapatos bem ajustados com solas de borracha

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível