Você pode se submeter a um exame papanicolau durante o seu período menstrual?

Escrito por christina marie | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Você pode se submeter a um exame papanicolau durante o seu período menstrual?
O médico poderá aconselhar a esperar o período menstrual cessar para não interferir nos resultados do exame (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Um teste de papanicolau, coleta células do colo do útero para análise posterior. O colo do útero é uma porção estreita localizada na parte inferior, que se junta a extremidade superior da vagina. O principal objetivo desse tipo de exame é detectar células cancerosas ou células anormais que podem levar ao câncer. Para garantir resultados mais precisos, as mulheres devem evitar se submeter a este procedimento enquanto menstruadas.

Outras pessoas estão lendo

Como um exame papanicolau é feito?

Esse teste pode ser realizado durante um exame pélvico ginecológico. O médico irá inserir um instrumento chamado espéculo na vagina, abrindo-a para ver o colo do útero. Uma escova endocervical ou uma espátula serão utilizados para colher células do colo do útero e depositá-las em um vidro para serem enviadas a um laboratório para análise. O papanicolau é geralmente indolor, e apenas levemente desconfortável para algumas mulheres. Os resultados estão disponíveis, geralmente, dentro de três semanas.

Exame papanicolau durante o período menstrual

Médicos desaconselham agendar o exame durante o período menstrual, a fim de garantir resultados mais precisos. Se um teste de papanicolau é realizado durante o fluxo menstrual, as células coletadas pode ser obscurecidas ou inconclusivas. A melhor época para o procedimento é de 10 a 20 dias após o primeiro dia de seu último período. Alguns médicos podem realizá-lo durante um ciclo menstrual leve. Se você menstruar alguns dias antes de seu exame já marcado, ligue para o consultório do seu médico para informá-lo. Ele pode aconselhá-la a adiar o exame para quando você não estiver menstruando. (Ver referência 1)

Prepare-se para o exame

Para evitar resultados alterados por produtos de higiene ou a dissimulação de células cervicais anormais, os médicos sugerem que o uso de produtos higienizantes, tampões, cremes vaginais, supositórios, sprays ou pós desodorizantes vaginais, e a atividade sexual sejam evitados durante dois dias antes do procedimento.

Quem deve submeter-se ao exame?

Não há limite de idade para o exame de papanicolau. Geralmente, o teste anual é recomendado para mulheres com 21 anos ou mais. À mulheres com menos de 21 anos de idade que foram sexualmente ativas por três anos ou mais também é recomendado submeter-se ao procedimento anualmente. As mulheres entre as idades de 65 e 70 podem falar com o seu médico sobre como parar os exames depois de pelo menos três testes de papanicolau regulares e nenhum resultado anormal nos últimos 10 anos. Pode haver outras exceções sobre a necessidade do exame, com base na idade, histórico de saúde e aconselhamento do seu médico. (Ver referência 2)

Benefícios

Um teste de papanicolau é um exame de triagem para detecção de células cervicais anormais. As células colhidas podem ser examinadas para identificar as pré-cancerosas e cancerosas, assim como infecções, tais como vírus do papiloma humano (HPV) e inflamação. O exame é um método eficaz para detectar os primeiros sinais do câncer de colo do útero. O câncer cervical provavelmente terá um prognóstico melhor, se detectado precocemente. Exames rotineiros de papanicolau podem ajudar a prevenir a maioria dos casos de câncer de metástase. (Ver referência 2)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível