Conhecimento

Que substância dá a cor verde às plantas?

Escrito por lauren thompson | Traduzido por kelly isay

Outras pessoas estão lendo

Que substância dá a cor verde às plantas?

No outono, as folhas deixam de ser verdes devido à presença de carotenoides e antocianinas nas folhas.

the fall image by Horticulture from Fotolia.com

Básico sobre plantas

As plantas obtêm energia através da luz. O processo pelo qual ela converte os raios solares em energia é chamado de fotossíntese e toda planta passa por ele, de uma forma ou de outra. A fotossíntese acontece a nível celular, permitindo que as plantas mantenham uma bela aparência verde.

Biologia celular das plantas

As células das plantas são constituídas de componentes similares aos das células animais, apesar de ela passar por processos completamente diferentes. Uma célula vegetal é envolta por uma parede celular, bem como uma membrana celular cerosa. Dentro dela existe uma substância gelatinosa conhecida como citoplasma. Dentro do citoplasma de uma célula vegetal há várias partes importantes do material celular. Além do núcleo, do vacúolo e da mitocôndria, existem os cloroplastos. Eles são a fonte de energia da célula vegetal, fornecendo alimento para a planta. Dentro da parede celular exterior está a membrana tilacoide de um cloroplasto e, dentro dela, se encontra um pigmento conhecido como clorofila. A clorofila é capaz de criar açúcares usando a energia da luz solar, através de uma reação química entre água e dióxido de carbono. O resultado é um açúcar que serve não só de alimento para a planta, como também oxigênio. A reação da produção desse açúcar é executada no estroma, uma extensão do cloroplasto. A clorofila também é responsável pela cor verde das folhas e caules da planta. O verde é a melhor cor para captar a luz solar dentre os espectros de cor (vermelho e azul) que são mais eficientes para produzir a energia necessária para criar alimento para a planta.

Mudança de cor e queda de folhas

Durante a primavera e o verão, as folhas continuam o processo de produção de alimento usando clorofila e, portanto, as folhas permanecem verdes. No outono, conforme as noites vão ficando maiores, a necessidade de produzir comida fica inativa e a clorofila é destruída. Conforme ela é eliminada, outros pigmentos das folhas aparecem, como os carotenoides, que são responsáveis pelos pigmentos marrom, amarelo e laranja; e a antocianina, que é responsável pelos vermelhos brilhantes vistos em folhas do outono. Esses pigmentos também são comuns em frutas e vegetais, como é o caso dos carotenoides, que fornecem a cor das cenouras, bananas e laranjas. A antocianina é responsável pela cor vermelha das maçãs, morangos e tomates. Eventualmente, os canais que carregam o açúcar, produzido na fotossíntese, das folhas para o caule da planta atrofiam e secam. Depois que a folha para a produção de carotenoides e antocianina, ela irá murchar e cair da planta.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media