on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Substituição de castanhas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

No mundo culinário, as equipes de cozinha descrevem a castanha como sendo um alimento saudável protegido por cascas duras. Nesta categoria estão as castanhas, como avelã, o amendoim (um tipo de legume) e as castanhas do Pará (sementes). Para quem não gosta ou tem alergia a castanhas, há substitutos que dão um sabor excelente à receita. Pode-se também trocar uma castanha por outra variedade.

As castanhas podem ser substituídas por outras variedades (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Substitutos da castanha

Além de dar sabor a alimentos cozidos e assados, as castanhas acrescentam textura. Nos biscoitos, bolos e doces podem ser substituídas por arroz torrado, granola, passas, trigo e centeio. Outros substitutos que acrescentas boa textura são a aveia torrada, as frutas secas ou as lascas de chocolate.

Loading...

Alternativas: nozes e noz-pecã

Os biscoitos, os doces e as saladas muitas vezes levam nozes e noz-pecã. As nozes claras podem ser substituídas pelas pretas, que têm um sabor mais forte ou pela noz-pecã, uma castanha macia com sabor menos acentuado. Outras alternativas são as avelãs e pinhões, embora menos saborosos do que as nozes. As castanhas de nogueira são uma boa alternativa à noz-pecã com um sabor mais suave e doce do que o das nozes.

Pinhões

Os pinhões ficaram mais conhecidos nas últimas décadas devido aos pratos italianos como o molho pesto, feito com manjericão, pinhões, azeite e queijo parmesão. As nozes, avelãs e amêndoas são ótimos substitutos para pinhões desde que sejam torrados antes de usados nos pratos. Eventualmente, as castanhas de caju e sementes de girassol podem ser substitutos.

Substituição do amendoim

O amendoim, uma das castanhas mais apreciadas no Brasil, é sempre acusado de causar alergia. Nos pratos assados, a castanha de caju torrada é uma boa alternativa ao amendoim, e nos cremes, a amêndoa é a melhor substituta.

Amêndoa

As amêndoas têm uma textura crocante e um gosto delicado. Podem ser substituídas por avelãs em pratos assados. Para doces, tortas, sorvetes e bolos, substitua a amêndoa por castanha de caju, pistácio, avelã ou castanha do pará.

Dicas e sugestões

Quando substituir uma castanha por outra variedade, devido a alergias, leia bem a informação da embalagem para verificar se o processo de industrialização não é o mesmo da castanha em questão. É uma prática comum da indústria mas deve ser declarada na etiqueta.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...