Substituindo a bateria do CMOS em um Acer Aspire

Escrito por kim linton | Traduzido por josé fabián
Substituindo a bateria do CMOS em um Acer Aspire
Você pode substituir a bateria do CMOS no seu laptop Acer (S. Hakins)

Função

Todos os laptops possuem um CMOS, ou bateria de "Complementary Metal Oxide Semiconductor" (semicondutor complementar de metal-óxido). O propósito da bateria do CMOS é manter as configurações da hora, data e da BIOS, mesmo que o computador esteja desligado ou a bateria principal deixe de funcionar. Os modelos de laptop Acer Aspire variam, mas os passos gerais para substituir a bateria são os mesmos.

Preparação

Leia o manual do usuário do seu modelo de laptop para determinar o tipo de bateria do CMOS que você precisa. Compre a bateria diretamente da Acer ou através de um fornecedor de peças de reposição. Desligue o laptop e desconecte-o da tomada. Desligue também quaisquer discos rígidos, câmeras e dispositivos externos. Vire o laptop de cabeça para baixo e toque em algum elemento metálico para remover a carga estática.

Remoção

Remova os parafusos Phillips que seguram a capa da placa-mãe (leia o manual do usuário se for preciso), solte a tampa dos grampos na parte inferior da carcaça plástica e deixe-a de lado. Busque e desconecte o cabo da bateria do CMOS no lado direito da placa-mãe para remover a bateria.

Instalação

Conecte o cabo da bateria nova à placa-mãe. Deslize-a parcialmente sob a carcaça para segurá-la no lugar e alinhe a carcaça com as ranhuras na parte inferior do laptop. Coloque os parafusos novamente e vire o laptop.

Configurações

Conecte o laptop e ligue-o. Acesse o BIOS (normalmente pressionando "F1", "F2", "F10" ou "Delete") antes do carregamento do sistema operacional. Siga as instruções do BIOS ou leia o manual do usuário do Acer Aspire para reconfigurar a data, hora e outras opções.

Reinicialização do BIOS

Sempre que a bateria do CMOS for desconectada por alguns segundos, o seu BIOS será reinicializado para as configurações de fábrica. Se você tiver problemas com o seu Acer Aspire depois de fazer alterações ao BIOS, desconecte a bateria do CMOS por 3 a 5 segundos para solucioná-los.

Recursos