×
Loading ...

Como substituir anéis de cera por anéis de borracha para vedar um vaso sanitário

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Substituir ou consertar um vaso sanitário exige uma boa dose de paciência e tolerância a trabalhos sujos -- mais do que a maioria dos consertos domésticos. Um dos reparos mais trabalhosos é trocar o anel de cera para vedação do vaso que guia a água da bacia até a tubulação. Um vazamento no anel pode causar um desastre no banheiro e substituí-lo não é uma tarefa fácil. O anel é feito de um tipo de cera extremamente pegajoso que deve ser raspado antes da troca. Além disso, ele costuma ficar bem sujo depois de anos de uso. Os anéis de cera funcionam bem por muitos anos, mas existe um tipo de vedação feito de borracha que pode ser mais fácil de instalar e mais flexível em certas situações.

Instruções

Os vasos sanitários são equipados com um anel de vedação de cera ou borracha (toy toilet image by Wayne Abraham from Fotolia.com)
  1. Feche a válvula de água do vaso sanitário.

    Loading...
  2. Dê descarga para drenar toda a água da caixa e use o desentupidor para fazer descer o restante que ficar na bacia.

  3. Utilize a chave de boca regulável para remover a porca que liga a tubulação de abastecimento de água do vaso à válvula que você acabou de fechar.

  4. Remova as porcas de fixação na base do vaso.

  5. Retire a tampa da caixa.

  6. Segure a bacia logo atrás do assento e puxe o vaso para cima (talvez você precise de ajuda nessa etapa, pois os vasos sanitários são pesados).

  7. Coloque o vaso no chão com o assento virado para baixo para que você consiga ver onde o anel de cera está alojado.

  8. Com a espátula, raspe o restante do anel antigo de cera do flange (o local onde o vaso se apoia em volta do dreno no piso) e da base do vaso.

  9. Utilize um lubrificante em spray para remover o restante de cera que você não conseguiu limpar com a espátula. O lubrificante amaciará e soltará os pedaços mais duros.

  10. Aplique a cola do kit da borracha de vedação no anel de acordo com as instruções do fabricante e coloque-o na saída da descarga do vaso. Deixe secar conforme recomendado pelo fabricante.

  11. Coloque o vaso de volta sobre o ralo, não se esquecendo de alinhar o anel ao dreno de forma adequada. A ajuda de outra pessoa para levantar o vaso garantirá mais precisão.

  12. Coloque as porcas de fixação de volta nos parafusos, religue a água e reabra a válvula.

Loading...

O que você precisa

  • Desentupidor de vaso sanitário
  • Chave de boca regulável
  • Espátula pequena
  • Kit de borracha de vedação para vaso sanitário
  • Lubrificante aerosol

Referências

Loading ...
Loading ...