×
Loading ...

Como substituir um assento de couro em uma cadeira de madeira antiga

Atualizado em 20 julho, 2017

Recuperar o assento de uma cadeira antiga é muito mais fácil do que parece. Com apenas algumas ferramentas básicas, até mesmo materiais que parecem difíceis de substituir podem ser trocados com facilidade. Compreender como a maioria das cadeiras de madeira pode ser desmontada torna esse projeto menos assustador. O uso de materiais orgânicos, como couro, é, de fato, não muito mais complicado do que o de tecido pesado econtribui para a conservação de um visual retrô.

Instruções

Reformar cadeiras antigas dá nova vida a uma peça muito usada da mobília (chair studio isolated over white image by dinostock from Fotolia.com)
  1. Vire a cadeira e remova os parafusos que prendem o assento à peça de madeira.

    Loading...
  2. Remova a peça de couro antiga afrouxando e removendo qualquer grampo que a esteja prendendo. Repare na maneira que o material está dobrado em torno das beiradas do assento.

  3. Coloque o novo material de couro em uma superfície lisa, com o lado avesso para cima, e remova marcas e dobras do tecido. Deite a peça de couro original, com o lado avesso para cima, sobre o novo. Coloque pequenas tiras de fita adesiva ao longo das bordas do assento para evitar que o material escorregue. Com cuidado, corte em torno do material do assento com uma tesoura muito afiada ideal para materiais pesados.

  4. Coloque a nova cobertura do assento da mesma maneira que estava a original, dobrando o material com cuidado em torno das bordas.

  5. Prenda a nova capa do assento na moldura com grampos e um grampeador. Grampeie o material no lado de baixo do assento. Comece pela frente e desça por ambos os lados, mantendo o material tensionado. Finalize grampeando as bordas traseiras do material no assento de forma que fique tensionado e sem engruvinhados.

  6. Coloque o assento na moldura da cadeira e prenda-o com parafusos. Não aperte demais para não desfiar.

Loading...

Dicas

  • Substitua o acolchoamento da cadeira se ele não estiver mais como uma peça sólida. Espuma pode ser comprada em lojas de tecido e cortada em qualquer forma e tamanho.
  • O couro é um material grosso e requer tesouras muito afiadas para fazer cortes limpos. Talvez seja necessário afiar a tesoura antes de cortar o material.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Fita adesiva
  • Tesoura
  • Grampeador
  • Grampo para estofamento
  • Couro

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...