×
Loading ...

Como substituir os botões em um fogão a gás

Atualizado em 20 julho, 2017

O conserto mais comum em um fogão a gás envolve substituir os botões de controle de temperatura. Faça isso quando os botões estiverem colando, deixando difícil a utilização dos queimadores, ou quando você não puder mais ler os indicadores de temperatura no mostrador. A maioria dos grandes fabricantes de fogões tem botões de reposição disponíveis para venda em lojas de ferragens e de materiais de construção, bem como através das páginas na internet do próprio fabricante, a melhor escolha se você tiver um fogão incomum. Anote o fabricante e o número do modelo antes de fazer compras, para garantir que comprará os botões corretos. Os fogões mais velhos poderão precisar de botões universais, feitos para caberem em qualquer marca e modelo.

Instruções

Um fogão a gás tem botões de controle de temperatura ao longo da parte frontal (kitchen stove image by weim from Fotolia.com)
  1. Coloque todos os queimadores na posição de desligado antes de remover os botões antigos. Segure-os com os dedos e puxe-os para removê-los.

    Loading...
  2. Se os botões estiverem colando, devido a uma acumulação de alimentos ou gordura, borrife a base do botão com limpador de vidros, limpador de forno ou um spray lubrificante. Utilize um alicate para prender o botão em sua base se ele resistir ao ser retirado.

  3. Pegue os botões de reposição e alinhe-os com a haste. Empurre-os. Na maioria dos casos, os botões apresentam um encaixe em forma de D e apenas se encaixarão com o alinhamento correto em relação à haste.

  4. Se for preciso, retire a junta de borracha em torno da haste para ter a base correta para os botões de estilo "empurrar". Utilize um alicate para ajudar com essa tarefa.

  5. Teste os botões para garantir que eles acessam o interruptor de ignição, girando cada queimador para ligá-los. Ajuste a junta como for necessário.

Loading...

Dicas

  • Os botões de substituição estão disponíveis como equipamento original do fabricante ou peças universais, dependendo da idade, marca e modelo do seu fogão. Os fogões de marcas mais antigas ou incomuns provavelmente exigirão o tipo universal de botões.
  • Se os botões de substituição vierem com um anel indicador de temperatura permanentemente preso, isso irá ajudá-lo a alinhar o botão com a haste; a posição "off" (desligado) no anel será a parte de cima do botão.

Aviso

  • Tenha cuidado ao substituir os botões, para que você não ligue a ignição acidentalmente quando estiver trabalhando.

O que você precisa

  • Alicate
  • Agente de limpeza
  • Botões de substituição

Referências

Loading ...
Loading ...