Como substituir o distribuidor por ignição eletrônica

Escrito por thomas west | Traduzido por valeria jardim
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Como substituir o distribuidor por ignição eletrônica
Substitua seu distribuidor por um módulo de ignição eletrônica para obter um funcionamento mais suave (verchromter motorblock image by Matthias Nordmeyer from Fotolia.com)

A maioria dos veículos fabricados desde 1970 têm um sistema de ignição eletrônica que substituiu o antigo sistema de ignição de pontos do distribuidor. Essa mudança fez os motores funcionarem mais suave e eficientemente e eliminou a necessidade dos proprietários ajustarem os pontos e o condensador do distribuidor a cada poucos milhares de quilômetros. No entanto, se você possui um veículo clássico que tem um sistema de ignição por distribuidor, você pode converter seu veículo para usar um módulo de ignição eletrônica. Isso deve simplificar a manutenção do seu carro antigo e fazê-lo funcionar melhor. Se você possui um veículo clássico e está preocupado em mantê-lo o mais original possível, isso não é mais desculpa para você. O módulo de ignição é montado dentro do seu distribuidor, para que, vendo de fora, seu compartimento de motor pareça original.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Chave de boca ajustável
  • Chave de fenda
  • Pano limpo
  • Módulo de ignição eletrônica

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Instruções

  1. 1

    Abra o capô e desconecte o cabo do terminal negativo da bateria soltando o grampo com uma chave de boca em sentido anti-horário. Levante o cabo do terminal e empurre-o para o lado.

  2. 2

    Use uma chave de fenda e retire os dois clipes que mantêm presa a tampa do distribuidor. Levante a tampa do distribuidor e deixe-a de lado, tomando cuidado para não desligar essa fiação da parte de cima da tampa. Levante o rotor do eixo do distribuidor e deixe-o de lado. (O distribuidor é normalmente montado na parte de cima do motor, próximo da frente ou da traseira do bloco do motor, dependendo do seu veículo.)

  3. 3

    Remova os antigos pontos e condensador do distribuidor, removendo as porcas que os prendem e as porcas de conexão da fiação com a chave de boca no sentido anti-horário. Jogue fora os antigos pontos e condensador, mas guarde as porcas de fixação. Limpe o interior do distribuidor com um pano limpo.

  4. 4

    Passe os cabos para o novo módulo de ignição eletrônica pela abertura do lado do distribuidor, de dentro para fora. Monte o módulo no local original de montagem do ajustador de ponto com as porcas originais apertadas com uma chave-inglesa no sentido horário.

  5. 5

    Ligue o fio vermelho do módulo eletrônico no terminal positivo da bobina de ignição do seu veículo (normalmente localizada perto do distribuidor) e aperte a porca de fixação no sentido horário com uma chave de boca ajustável. Ligue o fio preto do módulo no terminal negativo da bobina da mesma forma.

  6. 6

    Empurre o rotor de volta no eixo do distribuidor, alinhando a ranhura do rotor com o encaixe do eixo. Coloque de volta a tampa do distribuidor e empurre os grampos que prendem com os polegares até que eles se encaixem no lugar.

  7. 7

    Coloque o cabo negativo da bateria de volta no terminal negativo da bateria e aperte o grampo no sentido horário com uma chave de boca ajustável. Feche o capô.

Dicas & Advertências

  • Não troque os fios vermelho e preto do módulo ao ligar a ignição eletrônica ou o módulo pode ser danificado.

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