Como substituir o filtro de combustível de um Subaru Forester

Escrito por leonardo r. grabkowski | Traduzido por thiago andre scarani
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O Subaru Forester é vendido desde 1998. Apesar da substituição do filtro de combustível ser similar em muitos modelos, alguns mais novos não possuem um substituível. Desde 2005, a Subaru parou de usar filtros tipo cânister e passou a usar um tipo que fica dentro da bomba de combustível. De acordo com o guia de manutenção da Subaru, os filtros de combustível dos Subaru Forester fabricados entre 1998 e 2004 devem ser substituídos a cada 48.000 quilômetros. Os modelos de 2005 em diante não precisam da substituição do filtro.

Nível de dificuldade:
Desafiante

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O que você precisa?

  • Luvas
  • Óculos de proteção
  • Pano para limpeza
  • Alicates
  • Chave de fenda
  • Filtro de combustível novo

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Instruções

  1. 1

    Tire a tampa do tanque de combustível e remova o relé da bomba de combustível. Ele fica na caixa de fusíveis interna, do lado do passageiro, ou na caixa de fusíveis do motor, dependendo do ano do seu carro.

  2. 2

    Vire a chave por entre três a cinco segundos. Se o motor girar, deixe funcionando até desligar sozinho. É preciso aliviar a pressão nas linhas de combustível antes de trocar o filtro. Após aliviar a pressão do sistema de combustível, solte o cabo negativo da bateria.

  3. 3

    Abra o capô e encontre o filtro de combustível no compartimento do motor. No Subaru Forester, o filtro de combustível fica embaixo do reservatório de fluido do lavador do para-brisa.

  4. 4

    Solte os grampos das linhas de combustível que entram no filtro. Torça para soltar o filtro. Tenha um pano em mãos para limpar a pequena quantidade de combustível que vai vazar.

  5. 5

    Remova o suporte do filtro de combustível e tire o filtro antigo.

  6. 6

    Coloque o novo filtro de combustível no suporte e aperte os grampos. Religue ambas as linhas de combustível e aperte os grampos das mangueiras.

  7. 7

    Religue o relé da bomba de combustível e reconecte o cabo negativo da bateria. Aperte a tampa de combustível.

  8. 8

    Vire a chave até ouvir a bomba de combustível ligar. Desvire e vire novamente. Repita algumas vezes para restaurar a pressão do sistema antes de virar o motor.

  9. 9

    Vire o motor e verifique se ficaram vazamentos nas conexões do filtro de combustível.

Dicas & Advertências

  • Tenha cuidado ao mexer com combustível. Sempre use luvas e óculos de proteção. Sempre alivie a pressão do sistema primeiro. Não fume próximo a combustíveis.

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