Mais
×

Como substituir levedura de cerveja por levedura para pão

Atualizado em 21 novembro, 2016

A levedura de cerveja, de crescimento lento, é normalmente utilizada para fabricar a cerveja por produzir pequenas bolhas e contribuir para a fermentação de ingredientes da cerveja. Não a confunda com uma levedura nutricional inativa, também conhecida como levedura de cerveja, um produto normalmente amargo, que permanece após a fermentação do álcool. A levedura de cerveja é frequentemente utilizada quando um padeiro quer acrescentar mais sabor ao pão, mas leveduras secas ativas podem ser substituídas por levedura de cerveja com facilidade.

Instruções

A levedura de cerveja proporciona mais sabor para seus pães, mas sua ação é muito lenta, se comparada com as leveduras secas ativas (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)
  1. Consulte a sua receita. Verifique a quantidade de levedura de cerveja exigida na receita. Ela provoca bolhas em bebidas fermentadas, como a cerveja, e às vezes é utilizada no cozimento por causa do seu forte sabor fermentado. A levedura de cerveja funciona de forma diferente dos fermentos para pães, produzindo etanol, e não o dióxido de carbono gerado pelas leveduras de panificação secas ativas. As leveduras produtoras de dióxido de carbono realizam o processo de fermentação mais rápido do que as leveduras produtoras de etanol.

  2. Substitua um pouco menos da metade do fermento seco ativo pela levedura de cerveja, já que a levedura seca é uma forma mais concentrada. Se a receita pedir 28 g de levedura de cerveja, utilize um pouco menos de 0,5 g de fermento de padeiro. Lembre-se de que a levedura de cerveja e o fermento para pão são as mesmas cepas de fungos, mas eles crescem em velocidades diferentes. A levedura de cerveja é muito mais lenta do que o fermento de padeiro. Será necessária uma menor quantidade de fermento seco ativo, produzido por uma receita de um rápido crescimento.

  3. Dissolva o fermento seco ativo em água morna, que não pode ser superior a 43 ºC. Essa condição reativa a cultura de levedura, que teve a sua água reduzida e foi colocada temporariamente inativa. Adicione uma pitada de açúcar à água quente, para estimular o crescimento da cultura.

Dicas

  • Se a sua receita original que pedir por levedura de cerveja não for específica ou pedir por gramas de levedura, lembre-se de que você pode seguir as instruções do fabricante do fermento: utilize 2 1/4 colheres de chá para cada 6 xícaras de farinha. Isso produzirá um crescimento rápido do pão. Para a massa de pizza, reduza essa quantidade para 1 colher e 1/2 de chá, porque você não desejará que a massa aumente muito.
  • Utilize levedura de cerveja para biscoitos caninos caseiros. As pulgas têm uma aversão ao cheiro que a levedura de cerveja produz através da pele do cão.

Aviso

  • Sempre verifique a data de validade da levedura. Armazene a levedura seca ativa em um local seco e refrigerado.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article