×
Loading ...

Como substituir o passador de punho

Atualizado em 21 novembro, 2016

O passador de punho é um tipo de passador de marcha comum em bicicletas de mountain bike e bicicletas em geral. Esses passadores são bastante convenientes de utilizar, pois ficam localizados na manopla do guidom e exigem apenas um movimento simples de punho. Na medida que o mecanismo de mudança de marcha se desgasta ou você decidir melhorar os passadores, o passador de punho terá de ser substituído.

Instruções

Um guidom com um passador padrão (journey image by Vaida from Fotolia.com)

    Remoção

  1. Mude a marcha para a coroa menor, se a substituição for no passador da marcha dianteira, ou para a catraca menor, se for na traseira. Isso dará uma folga ao cabo de marcha.

    Loading...
  2. Use uma chave Allen de 5 mm para soltar o parafuso de fixação do cabo de marcha em seu respectivo câmbio. Se não tiver certeza onde o parafuso está localizado, siga o cabo do passador até a extremidade.

  3. Utilize um alicate para cortar a tarraxa na extremidade do cabo e puxá-lo do câmbio.

  4. Abra a pequena passagem para o cabo no corpo do passador de punho, segure a cabeça do cabo e puxe-o.

  5. Retire a manopla do guidom. Solte o parafuso que prende o passador ao guidom e remova o passador de punho.

    Reposição

  1. Ponha o novo passador de punho no guidom. Antes de apertar o parafuso de fixação, ajuste o passador de punho, para que o fixador do cabo (pequena peça cilíndrica) esteja um pouco abaixo e atrás da alavanca do freio. Aperte o parafuso, ao terminar.

  2. Ponha manopla do guidom novamente no local. Se necessário, ponha um pouco de talco nele. Isso ajudará a manopla a deslizar com mais facilidade.

  3. Abra a passagem do cabo no novo passador de punho e insira o cabo de marcha. Quando o cabo passar, segure sua extremidade e puxe até que esteja encaixada no passador. Feche a passagem para o cabo.

  4. Deixe o novo passador regulado na mesma marcha que o passador antigo estava. Isso irá garantir que a coroa e a regulagem do passador estejam combinando.

  5. Puxe a extremidade do cabo de marcha com um alicate de bico e aperte o parafuso de fixação do cabo. Aperte a tarraxa na extremidade do cabo. Essas tarraxas manterão as extremidades protegidas do desgaste.

Loading...

O que você precisa

  • Jogo de chave Allen
  • Talco (se necessário)
  • Alicates
  • Tarraxa de metal

Referências

Loading ...
Loading ...