×
Loading ...

Como substituir o pistão em uma cadeira de escritório

Atualizado em 17 abril, 2017

Muitas cadeiras de escritório usam um cilindro ou pistão de gás pneumático, com o qual o usuário pode levantar ou abaixar o assento. Isso ajuda a prevenir lesões no local de trabalho, como dores nas costas causadas por uma cadeira muito alta ou muito baixa. É comum que o cilindro de gás quebre durante a vida útil da cadeira, mas ele pode ser trocado e, apesar de difícil, sai mais barato do que comprar uma cadeira nova.

Instruções

Cadeiras de escritório usam um sistema pneumático para levantar ou abaixar o assento (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Coloque seus óculos de proteção -- o cilindro de gás é um recipiente pressurizado e existe um pequeno risco de algum objeto ser arremessado em alta velocidade contra seu rosto.

    Loading...
  2. Espalhe o jornal ou o lençol velho no chão, vire a cadeira de cabeça para baixo sobre ele e procure o grampo na parte inferior da base das rodas, onde elas se encaixam na coluna central da cadeira. Retire esse grampo com a chave de fenda e remova também a arruela. A base se soltará.

  3. Retire os rolamentos e as duas arruelas restantes na haste do pistão no cilindro de gás. Lembre-se da ordem na qual os rolamentos e arruelas foram encaixados para que você possa remontar a cadeira depois.

  4. Passe o lubrificante sobre o cilindro de gás e deixe que se infiltre na pequena abertura entre o cilindro e a coluna da cadeira. Use a chave inglesa para torcer e puxar o cilindro de gás para removê-lo; isso pode demorar.

  5. Meça o comprimento do cilindro, sem contar a haste do pistão, e encomende essa parte de reposição, se já não o tiver feito.

  6. Monte a cadeira novamente colocando o novo cilindro de gás e engraxando o rolamento ao colocá-lo de volta em sua posição. Por fim, encaixe a base com as rodas e sua cadeira deverá estar consertada.

Loading...

O que você precisa

  • Óculos de proteção
  • Chave de fenda
  • Lubrificante em spray (WD40 por exemplo)
  • Fita métrica
  • Chave inglesa
  • Graxa
  • Jornal ou lençol velho

Referências

Loading ...
Loading ...