×
Loading ...

Como substituir as pontas de couro em um taco de sinuca

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um taco de sinuca de qualidade é o melhor amigo de um jogador, especialmente se ele ou ela levar a sinuca muito a sério. Os tacos de bilhar são feitos para atacar a bola em vários ângulos, a fim de produzir movimentos específicos. A parte mais essencial é a ponta, normalmente feita de couro. Uma ponteira de couro fresco irá produzir um ataque eficaz na bola. No entanto, ela acabará por se desgastar, rachar ou quebrar. Quando isso acontecer, você pode usar um kit de substituição de ponta de taco de sinuca para repará-la. Assim como a arte de dar uma tacada precisa, a ponteira deve ser substituída com precisão para o taco atingir níveis máximos.

Instruções

Saiba como substituir ponteiras de couro nos tacos de sinuca (Pool stick and cue ball image by Jim Mills from Fotolia.com)
  1. Segure a faca na linha onde a ponta se encontra com o ferrolho. A ponteira é a extremidade branca no taco - normalmente feitas de marfim, fibra de carbono ou plástico - e mantém a ponta no lugar. A ponteira transfere o peso de impacto ao colidir com uma bola branca. Empurre para baixo com a faca enquanto gira o taco para trás e para a frente até cortar a ponteira restante.

    Loading...
  2. Lixe o topo ponteira com o bloco de lixamento do kit para remover o material de couro restante. Só um pouco permanecerá. Lixe o topo da ponteira até que você possa ver um diâmetro branco e uma madeira no centro. Certifique-se de lixar de cima para baixo de maneira plana ou seu taco ficará torto.

  3. Lixe a ponteira para baixo brevemente - por cerca de 10 segundos - com uma lixa grossa 50 de gramatura 50 para deixar a ponta áspera. Alguns kits podem não ter uma lixa. O processo de lixamento é essencial para que a cola possa aderir melhor mais tarde, e também para evitar que o seu taco se rompa no meio do jogo.

  4. Lixe a nova ponta com uma lixa de gramatura 50. Novas ponteiras têm tipicamente um revestimento de verniz sobre a parte inferior. Lixe brevemente a ponta inferior para remover este revestimento.

  5. Cubra levemente o novo fundo da ponteira com super-cola (qualquer que venha no kit) e pressione a ponta no ferrolho. Certifique-se de centralizar a ponta com precisão.

  6. Aplique o grampeador conforme as instruções no kit. Todos os grampeadores são um pouco diferentes, mas normalmente você desliza o grampo sobre a ponta do taco até a faixa de borracha entrar em contato com a ponta, puxa firmemente e, em seguida, bloqueia a braçadeira para baixo e a deixa presa por 24 horas. Isso é para manter a ponta no lugar e permitir que a cola seque completamente.

  7. Apare qualquer excesso de material da ponta, se presente, usando uma faca.

Loading...

Aviso

  • Tenha cuidado ao trabalhar com colas de colagem rápida, e evite contato com a pele e os olhos.

O que você precisa

  • Faca
  • Kit de substituição de ponteira de taco de sinuca
  • Lixa de gramatura 50 e 300

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...