Como substituir o radiador em um Ford Focus 2000

Escrito por brett johnson | Traduzido por marcio almeida
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Como substituir o radiador em um Ford Focus 2000
Radiador (Red off-road car isolated over a white background image by Roman Sigaev from Fotolia.com)

O radiador do seu Ford Focus 2000 é uma parte vital do sistema de arrefecimento do motor. Ele gerencia a temperatura do motor e evita o superaquecimento. Muitas vezes ocorrem danos em razão de objetos que atingem a parte frontal do radiador. Se for danificado, irá vazar, causando o superaquecimento do motor. Substituir o radiador do seu Focus pode ser uma tarefa desafiadora. Ele deve ser removido a partir de baixo do motor, então é necessário ter espaço livre suficiente.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Óculos de proteção
  • Jogo da chave de soquete
  • Recipiente de reciclagem anticongelante
  • Macaco de chão
  • Cavaletes automotivos (2)
  • Balde grande

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Instruções

    Remoção

  1. 1

    Estacione o carro em uma superfície plana e acione o freio de mão. Levante a parte da frente do carro usando um macaco de chão. Posição dois cavaletes debaixo da armação. Abaixe o carro sobre eles.

  2. 2

    Tenha certeza que você tem espaço suficiente para remover o radiador embaixo do carro. Você precisará de cerca de 60 centímetros de distância, medindo a partir da parte inferior do radiador até o chão.

  3. 3

    Coloque seus óculos de segurança. Levante o capô e desconecte os cabos negativos da bateria usando uma chave soquete. Para aliviar a pressão do sistema de refrigeração, remova a tampa do radiador com a mão.

  4. 4

    Deite-se de costas e fique debaixo da parte da frente do carro. Localize o bujão de drenagem na parte inferior esquerda do radiador, olhando para o motor. Coloque um balde diretamente sob o bujão de drenagem, de modo a recolher o líquido de arrefecimento (anti-congelante) do motor liberado.

  5. 5

    Abra o bujão de drenagem para liberar o anti-congelante, girando no sentido anti-horário com uma chave soquete. Deixe escorrer para o balde. Quando o balde estiver cheio, aperte o bujão e transfira o líquido drenado anti-congelante para a panela de drenagem de reciclagem. Repita essas etapas até que o radiador esteja completamente esvaziado.

  6. 6

    Desconecte as mangueiras superior e inferior do radiador onde elas se ligam com o radiador, soltando os grampos do tipo parafuso da mangueira. Retire-as com a mão, torcendo enquanto você puxa. Desconecte a mangueira que conduz ao tanque reservatório de líquido de arrefecimento.

  7. 7

    Remova os conectores do tipo pino segurando o manto no lugar. Tire o manto e, em seguida, desligue as conexões do ventilador com a mão. O ventilador de arrefecimento pode e deve permanecer ligado ao radiador durante a remoção.

  8. 8

    Retire os parafusos de fixação do radiador localizados nas laterais, usando a chave de soquete. Remova a barra de suporte do radiador localizada na parte superior do radiador. Abaixe o radiador e o ventilador de arrefecimento para fora, debaixo do motor.

  9. 9

    Retire o ventilador de arrefecimento do radiador, removendo seus parafusos de fixação. Compare os radiadores novos e antigos, para ter certeza de que o modelo para substituição é correto. Fixe o ventilador de arrefecimento no radiador novo com os parafusos de fixação.

    Instalação

  1. 1

    Instale o radiador substituto com seu ventilador de arrefecimento no compartimento do motor, por baixo do motor. Fixe o radiador no local usando os parafusos de fixação. Reinstale a barra de suporte do radiador na parte superior do mesmo e reconecte as conexões do ventilador de arrefecimento.

  2. 2

    Prenda as mangueiras superior e inferior do radiador com a mão e, em seguida, prenda-as no lugar com os grampos de mangueira do tipo parafuso. Reinstale o manto e fixe-o no lugar. Conecte a bateria.

  3. 3

    Eleve novamente a extremidade da frente do veículo utilizando o macaco de chão. Remova com segurança os dois cavaletes e abaixe o veículo.

  4. 4

    Ligue o motor e encha o radiador com uma mistura 55/45 de anti-congelante e água. Deixe-o inativo por vários minutos com o radiador aberto para que o ar aprisionado no sistema de arrefecimento saia. Reposicione a tampa do radiador com a mão. Verifique se há vazamentos nas conexões das mangueiras.

  5. 5

    Devolva o radiador usado para a loja onde adquiriu o novo radiador. A maioria das lojas de autopeças irá oferecer um reembolso pelo radiador usado.

Dicas & Advertências

  • Muitas lojas de automóveis irão aceitar e descartar o líquido anti-congelante usado, desde que devidamente entregue em uma embalagem ambientalmente segura.
  • Não realize este reparo até que o radiador esfrie completamente.

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