×
Loading ...

Como substituir uma tomada de dois pinos por uma de três

Atualizado em 17 abril, 2017

As normas de padronização elétrica modernas exigem que todas as tomadas sejam aterradas. Antigamente, tomadas de dois pinos eram utilizadas, antes do aterramento ser obrigatório. O pino extra no fundo é utilizado para aterrar qualquer dispositivo quando um plugue de três pinos é conectado a uma tomada correspondente. O aterramento do dispositivo impede um choque elétrico grave, deslocando a corrente elétrica. Encontre abaixo instruções sobre a substituição de uma tomada de dois pinos por uma de três.

Instruções

Saiba como substituir uma tomada de dois pinos por uma de três (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Desligue a eletricidade da sua casa desligando o disjuntor principal em sua caixa de força. Isso deve interromper a passagem de eletricidade em toda a casa para criar um ambiente de trabalho seguro. Nunca trabalhe com fios elétricos ligados. Não seguir todas as medidas de segurança pode resultar em ferimentos graves ou morte.

    Loading...
  2. Remova a tampa da tomada de dois pinos que você gostaria de substituir. Retire os dois parafusos de fixação que prendem a tomada e puxe-a para longe da parede para expor os fios.

  3. Desconecte os fios da tomada afrouxando os parafusos que os prendem no lugar. Se existirem apenas dois fios saindo da caixa elétrica de onde a tomada foi removida, toda a sua casa terá de ser religada e aterrada. Isso pode ser muito dispendioso e deve ser feito por um profissional. Se a sua casa não estiver aterrada, você sempre tem a opção de instalar uma tomada de três pinos sem que seja aterrada. Isso não atenderá às exigências modernas, mas não causará dano -- apenas não promoverá a proteção adicional. Isso permitirá que você conecte dispositivos que exigem uma tomada de três pinos, mas a segurança do aterramento não será proporcionada. Se há três fios dentro da caixa elétrica, um fio preto, um fio branco e um fio de cobre verde ou amarelo, isso significa que a sua casa está aterrada e você pode instalar corretamente uma tomada de três pinos, garantindo sua segurança.

  4. Corte os segmentos descascados dos fios preto e branco. Deve haver de 1 cm a 2 cm expostos na ponta do fio. Corte a ponta exposta. Tire 2 cm do isolamento de plástico dos fios preto e branco. Isso dará um fio limpo para conectar à nova tomada. A velha parte descascada pode estar danificada ou fraca devido à manipulação prévia e à sua flexão. Descascar um novo segmento do fio garante uma conexão sólida.

  5. Dobre as pontas dos fios de cobre preto, branco e verde ou amarelo usando seu alicate de ponta fina. Certifique-se de que os ganchos formados sejam grandes o suficiente para caber em torno dos parafusos da tomada de três pinos.

  6. Prenda o fio preto em volta do parafuso dourado sobre a tomada de três pinos e aperte o parafuso com a sua chave de fenda Phillips. Prenda o fio branco em torno do parafuso prateado e aperte o parafuso. Prenda o fio de cobre nu, se houver um presente, em torno do parafuso verde e aperte. Se não houver um fio terra de cobre nu, siga para o Passo 7 sem conectar um fio terra. Se você tiver que instalar a tomada de três pinos sem um aterramento, tenha em mente que a sua casa não está ligada nos padrões modernos e deve ser religada por razões de segurança.

  7. Monte a tomada de três pinos com os dois parafusos de fixação. Instale a placa de cobertura com o parafuso de montagem no centro.

  8. Ligue a energia elétrica e teste sua tomada de três pinos.

Loading...

O que você precisa

  • Tomada de três pinos
  • Chave de fenda Philips
  • Alicate de ponta fina
  • Descascador de fios

Referências

Loading ...
Loading ...