Substitutos para o cardamomo

Escrito por sophia sola | Traduzido por luciana ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Substitutos para o cardamomo
O cardamomo verde pode ser caro e difícil de achar (cardamom 2 image by Alistair Dick from Fotolia.com)

Não existe substituto ideal para o cardamomo -- nada pode substituir seu sabor agridoce misturado ao aroma de pinho e flores. O cardamomo complementa tudo, desde pratos de vegetais e curry a pastelarias leves e frutas, e não pode ser recriado. No entanto, existem diversos temperos que podem ser usados quando se requer cardamomo em uma receita, com resultados satisfatórios. O substituto escolhido depende do prato que estiver cozinhando.

Outras pessoas estão lendo

Cardamomo marrom

O cardamomo que você vê referido em receitas é o verde ou Elettaria. No entanto, o cardamomo marrom ou Amomum tem um sabor similar mas com aroma mais adstringente e condimentado que o cardamomo verde. Se usar o marrom como substituto, use pouco e apenas em pratos condimentados como tomates cozidos ou pratos com outros sabores fortes. O cardamomo marrom também é conhecido como cardamomo preto.

Substitutos para o cardamomo
O cardamomo marrom difere em cor e sabor do cardamomo verde (Indian spice, cardamom. Isolated on white. From South India. image by diter from Fotolia.com)

Canela e noz moscada

Uma combinação de canela e noz moscada pode ser usada como substituta para o cardamomo em assados, bebidas quentes e pratos com curry. Mesmo que essa combinação de temperos não capture o sabor floral do cardamomo, ainda assim tem um sabor levemente amadeirado, e ambos os temperos são calorosos como o cardamomo. Esses temperos, como o cardamomo, também tendem a tonar os sabores dos alimentos mais adocicados do que realmente são.

Substitutos para o cardamomo
A canela fornece um bom sabor amadeirado (cinnamon image by bluefern from Fotolia.com)

Cominho e Coentro

Cominho e coentro juntos criam um aroma quente, forte e terroso. Mesmo que sejam muito diferentes do cardamomo, ambos vão bem com ele, e se precisar deixar o cardamomo fora de uma receita, pode compensar adicionando esses dois temperos no lugar. Funciona melhor em receitas condimentadas ou com curry. Tenha em mente que apesar de o coentro poder ser usado em sobremesas em pequenas quantidades, o cominho não funciona bem em pratos doces ou leves.

Substitutos para o cardamomo
Sementes de cominho são comuns em pratos com curry juntamente com cardamomo (graines de cumin image by rachid amrous-spleen from Fotolia.com)

Cravo e pimenta jamaica

Tanto o cravo como a pimenta jamaica têm sabor de pinho que se aproxima ao do cardamomo, por mais que percam as nuances de sabor que tornam o cardamomo tão único. Ainda assim, use-os combinados ou separados quando precisar retirar o cardamomo. Eles podem ser usados em pratos doces ou condimentados, e vão bem na companhia de outros temperos.

Substitutos para o cardamomo
Moa o cravo antes de usar ou retire-os antes de servir (whole cloves image by Margaret M Stewart from Fotolia.com)

Gengibre

O gengibre é uma raiz levemente picante que pode ser achada em pó ou natural. Por mais que não tenha sabor semelhante ao cardamomo, pode oferecer um sabor forte que se sustenta tanto em pratos doces como em salgados. Use o gengibre com alho em cozinha salgada, ou moderadamente com canela, noz moscada, cravo e pimenta jamaica em pratos doces.

Substitutos para o cardamomo
Encontre gengibre fresco na seção de hortifrúti (fresh ginger image by Brett Mulcahy from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível