Mais
×

Substitutos para conhaque

Atualizado em 22 novembro, 2016

Embora os puristas afirmem que não há um substituto prático para um verdadeiro conhaque ao cozinhar, assar ou preparar coquetéis, você pode simplesmente não possuir esse ingrediente em sua despensa. Nesse caso, ajuda usar bebidas similares ou não alcoólicas em sua receita sem mudar drasticamente seu sabor.

Se possível, escolha uma opção dentro da família de brandes ao substituir o conhaque em suas receitas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Brande

Ao substituir o conhaque por outras bebidas alcoólicas, escolha outro brande, para manter o sabor bem familiar. O conhaque é, afinal, um brande, ou um vinho destilado; é apenas um tipo altamente controlado, que deve atender a rigorosas exigências, como ser produzido na região de Cognac, na França, e ser destilado em barris de carvalho por um determinado tempo. O armanhaque, outro brande francês, apresenta um sabor mais seco. Brandes americanos e de frutas são bons substitutos, desde que combinem com os ingredientes da receita.

Sucos de fruta

Se precisar de um substituto não alcoólico, sucos de pera, damasco ou pêssego são boas opções. O suco não necessariamente replica o sabor do conhaque, mas pode adicionar leveza e intensificar o sabor de outros ingredientes. Certifique-se de que a doçura do suco não entre em conflito com outros elementos do prato.

Outros licores

Se não tiver um brande, outros licores de sabor forte servem. O burbom pode ser um substituto para o conhaque e, dependendo da receita, "kirsh", um brande incolor de cereja, ou "amaretto", um licor amendoado feito de sementes de damasco. Mas você deve manter o seu objetivo ao cozinhar em mente. Pode-se substituir tranquilamente o conhaque por "kirsh" em uma receita de biscoitos natalinos, mas não ao preparar um bife. Substituir o ingrediente por outros licores em coquetéis é também uma questão de preferência individual. Para alguns, o uísque, se usado no lugar do conhaque em um drinque clássico, pode mudar a experiência, se não todo o sabor da bebida.

Xerez

Em se tratando de coquetéis, o sabor é uma questão pessoal. Se você tem a liberdade de experimentar e não quer se preocupar com o prato, pode decidir que não precisa usar uma garrafa cara de conhaque em uma receita, e que um xerez serve muito bem. Se permita testar um prato várias vezes, com adições diferentes do que está disponível.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article