Mais
×

Substitutos para a cúrcuma

Atualizado em 17 abril, 2017

A cúrcuma é uma especiaria que pode ser utilizada fresca ou em forma de pó e é derivada de rizomas ou raízes do açafrão-da-terra. A cúrcuma tem uma cor amarela brilhante e um sabor terroso, e é amplamente utilizada para colorir e temperar os alimentos na culinária asiática. Com a crescente popularidade mundial e o aumento do conhecimento dos benefícios saudáveis do açafrão, o seu uso está crescendo em todo o mundo. Nas ocasiões em que você não consegue encontrar a cúrcuma, vários outros condimentos podem ser utilizados como substitutos.

Substitua a cúrcuma, uma especiaria amarela brilhante, por outros alimentos (Turmeric in White Bowl: 3 image by Leena Damle from Fotolia.com)

Mostarda

A mostarda, um condimento popular, está disponível nos sabores que variam de leve a doce, picante e forte. A mostarda americana, ou mostarda amarela, a mostarda de Dijon, a inglesa, a alemã e a mostarda Meaux estão entre as variedades de molhos de mostarda preparados. A cúrcuma é geralmente adicionada a alguns molhos de mostarda durante a preparação para fornecer uma cor amarelada. A mostarda de cor amarela pode, portanto, servir como um substituto para a cúrcuma. Use uma colher de chá de mostarda desidratada para substituir uma colher de chá de cúrcuma.

Açafrão

Segundo o site All Recipes, na Europa medieval, a cúrcuma era referida como o "açafrão da Índia". Na verdade, Marco Polo mencionou-a em suas notas de viagem: "Existe também um vegetal que tem todas as propriedades do açafrão verdadeiro, assim como o cheiro e a cor, e ainda assim não é realmente açafrão". A cúrcuma e o açafrão foram utilizados ​​indistintamente para fins culinários por muitos séculos. Note-se que o açafrão, uma especiaria altamente valorizada desde os tempos medievais, é um substituto caro para a cúrcuma -- em parte devido ao fato de que mais de 500.000 estames são necessários para produzir um quilo de açafrão.

Flor de calêndula

Um estudo nomeado "Natural Colorant from Marigold--Chemistry and Technology", publicado no "Food Reviews International" afirma que a flor de calêndula, que possui uma coloração que vai desde o amarelo até o laranja e vermelho, é uma rica fonte de luteína, um antioxidante. A flor de calêndula é uma erva típica utilizada na culinária de alguns lugares e tem um doce aroma suave. As flores devem ser desidratadas e moídas para um pó amarelo que pode ser utilizado como um substituto da cúrcuma, mais como um corante do que como um aromatizante. Substitua a quantidade de cúrcuma que você utilizaria com o dobro da quantidade de calêndula.

Cártamo

O cártamo, também conhecido como açafrão-bastardo, tem flores que vão desde o vermelho ao laranja, amarelo e branco. Sua pequena semente branca é nutritiva e rica em proteína e gordura, e é geralmente utilizada como um óleo, devido ao seu alto teor de proteína, minerais e vitaminas. Devido às ricas cores laranja-amareladas obtidas a partir de flores secas de cártamo, ele pode ser utilizado como um substituto da cúrcuma, embora não contribua para o sabor.

Urucu

As sementes de urucu são pequenas, de cor magenta e de forma triangular. Elas podem ser comprados integralmente, ou em forma de blocos ou pastas. O urucu funciona como uma especiaria, bem como um corante de alimentos. De acordo com o site Epicentre, ele é utilizado para a coloração em confeitarias, manteiga, peixe e queijo defumado. Deixe de molho uma colher de chá de sementes de urucu em 1/4 de xícara de água fervente por 30 minutos ou até que o líquido esteja reduzido a 1/4 de sua quantidade. Descarte as sementes e use o líquido amarelo como substituto da cúrcuma.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article