Substitutos para a farinha de sêmola

A sêmola é a melhor farinha para massas

Pasta image by Raulmahón from Fotolia.com

A farinha de sêmola é tradicionalmente usada para fazer massas porque mantém o formato e textura da massa durante todo o processo de secagem e cozimento. A sêmola também é usada para fazer cuscuz. Como é feita de trigo duro, a sêmola aguenta o processo de cozimento melhor do que as outras. Para substituí-la por outros grãos, experimente quantidades que trarão resultados desejados.

Farinha de Kamut

O Kamut, um grão originário do antigo Egito, tem um valor nutricional muito maior que o trigo comum. Ele é feito a partir de um trigo de primavera. Além disso, é tolerado bem pela maioria das pessoas diagnosticadas com alergia a glúten.

Farinha de espelta

A farinha de espelta, assim como a anterior, é tolerada razoavelmente bem por aqueles com alergias a trigo ou glúten. Ela contém bem menos glúten do que o trigo, mas não está livre dele.

Farinha multifacetada

A farinha multifacetada é normalmente feita a partir de um trigo mais suave do que a sêmola e pode substituí-la bem. Contudo, não é realmente recomendada para fazer massas. As massas feitas com essa farinha devem ser cozidas em muita água e servidas bem quentes, caso contrário, irão adquirir uma consistência meio mole.

Farinha de arroz

A farinha de arroz pode ser uma boa substituta para a farinha de sêmola para fazer massas ou bolos. Também é uma boa substituição para aqueles com alergia a glúten. Contudo, as massas feitas com essa farinha terão um gosto nítido de arroz.

Farinha de amaranto

O amaranto é um grão antigo que era a comida tradicional para a população Asteca, antes da invasão espanhola em 1500. Ele é livre de glúten e bom para ser usado em massas ou bolos. Contém altas taxas de cálcio e magnésio. Grãos de amaranto também podem ser cozidos e servirem como substitutos para o arroz.

Farinha de quinoa

A quinoa, um grão antigo com suas origens de mais de 5.000 anos na Cordilheira dos Andes da América do Sul, é considerado um grão sagrado para tribos de algumas regiões. Era plantado para alimentar exércitos Incas. É similar ao amaranto e contém mais proteínas do que qualquer outro grão. É também um bom substituto para a sêmola em receitas de massas e outros amidos.

Farinha de grão de bico

Os grãos de bicos, ou gravanço, são substitutos populares da sêmola, especialmente se a razão for alergia a glúten. Essa farinha também é conhecida como farinha de grama.

eHow Brasil
×