Mais
×

Substitutos do Feliway para gatos

Atualizada July 20, 2017

O Feliway é um produto sintético feito para imitar os ferormônios faciais que os gatos usam para marcar seu ambiente como seguro. Pode ser usado para acalmar um gato que esteja demonstrando sinais de estresse, através de um comportamento indesejado, como urinar pela casa ou arranhar móveis. Existem remédios alternativos para os donos de gatos que desejam uma abordagem mais natural, mais barata ou menos intensa.

O Feliway pode ser usado para ajudar gatos que acabaram de se conhecer e que vão morar juntos a se acostumarem um com o outro (cats image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)

Essência floral "Rescue Remedy"

O "Rescue Remedy" para animais de estimação é uma essência floral produzida pela Bach. É feita com a essência de cinco flores: "rock rose", para pânico e medo intenso; "impatiens", para irritabilidade, nervosismo e tensão; "cherry plum" para medo de perder o controle; "Estrela de Belém" para trauma, choque e torpor; e "clematis" para claridade e estado de alerta.

A essência da flor impatiens é incluída no Rescue Remedy para acalmar a irritabilidade (impatiens image by palms from Fotolia.com)

Pet-Ease da Nutri-Vet

O Pet-Ease, da marca Nutri-Vet, é um calmante natural que contém uma mistura de óleos essenciais de lavanda, laranja doce, bergamota, canela, cravo-da-índia, tomilho e zimbro. Assim como o Feliway, está disponível sob a forma de spray ou difusor. A empresa também fabrica um gel para patas que mistura extrato de flor de maracujá, camomila e erva-de-gato.

A lavanda é um dos principais ingredientes no spray ou difusor do Pet-Ease, da Nutri-Vet (lavender image by Alistair Dick from Fotolia.com)

PetCalm da PetAlive

O PetCalm, da marca PetAlive, é um remédio natural para a ansiedade que contém flor de solidéu, maracujá e fosfato de potássio.

A flor de maracujá é um ingrediente ativo do PetCalm, da PetAlive (passion flower 3 image by Pat Lalli from Fotolia.com)

Zylkene

O Zylkene é um suplemento alimentar produzido na Inglaterra, a partir de uma proteína encontrada no leite. O ingrediente ativo é um peptídeo que se une temporariamente a receptores no cérebro, com um efeito calmante similar ao de medicações como o Valium.

O Zylkene é feito a partir de uma proteína encontrada no leite (droplet in milk image by jimcox40 from Fotolia.com)

Medicações

Um veterinário pode prescrever várias medicações para ajudar a acalmar um gato, incluindo a buspirona (Buspar), diazepam (Valium), amitriptilina (Elavil), clomipramina (Clomicalm), fluoxetina (Prozac) ou acetato de megestrol (Ovaban).

Seu veterinário pode prescrever versões para gatos de ansiolíticos como o Xanax (frau doktor image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com)

Acupuntura

Alguns donos de gatos também relataram que a acupuntura tem ajudado a combater os problemas de ansiedade de seus animais de estimação. O sita da Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária possui informações sobre acupunturistas associados em cada região do país.

Existem acupunturistas para animais de estimação, assim como para humanos (akupunktur image by Jens Klingebiel from Fotolia.com)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article