Substitutos para o queijo feta

Escrito por morgan o'connor | Traduzido por andressa v. da nobrega
Substitutos para o queijo feta
O queijo feta fica bem em várias saladas (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

O queijo feta pode ser feito com leite de cabra, ovelha ou de vaca. Ele tem uma textura que se esmigalha facilmente e um sabor salgado e forte. Parte do processo de fabricação envolve curar o queijo em uma salmoura por vários meses; isso contribui para aumentar seu sabor característico. O feta combina bem com uma grande variedade de alimentos, de peixes a saladas. Dependendo do tipo de prato, você pode optar por vários substitutos.

Queijo cottage

O queijo cottage tem um sabor diferente do feta, mas sua textura é um pouco parecida. Ele é um substituto especialmente bom quando você quiser incrementar o sabor, como em uma salada. Coloque o queijo em uma peneira para escorrer o soro. Isso não é necessário, mas dará a ele uma textura similar à do feta. Você pode até mesmo lavar o cottage para remover mais do soro. Adicione um pouco de sal extra para se aproximar mais do sabor do feta.

Cotija

O cotija, um queijo mexicano, pode ser feito com leite de vaca ou de cabra. Seu sabor é um tanto parecido com o do parmesão e pode ser usado de forma semelhante. Também é um bom substituto para o feta porque é muito mais fácil de esmigalhar e seu sabor é mais intenso que o parmesão. Simplesmente adicione a quantidade equivalente de cotija à sua receita da mesma maneira que adicionaria o feta.

Ricota

O queijo ricota tem um sabor muito parecido com o de um feta suave; é menos intenso e salgado, mas de alguma forma ainda lembra o sabor do feta. Assim como esse queijo, a ricota pode ser facilmente fatiada e esmigalhada, mas a textura do feta e da ricota são um tanto diferentes. A ricota tende a ser mais acetinada e um tanto mais firme que o feta, que tem alguns furinhos. Ela pode substituir o feta se você quiser manter o sabor do prato relativamente intacto e ao mesmo tempo reduzir a intensidade salgada e ácida do queijo.