Substitutos para ramequins

Escrito por kelly gray | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Substitutos para ramequins
Ramequins podem ser usados para assar ou servir condimentos (AE Pictures Inc./Stockbyte/Getty Images)

Ramequins são tigelas de serviço pequenas, com 7 a 10 cm de diâmetro, usadas para preparar pratos como suflês, sopa de cebola francesa e crème brûlée. Um dos principais benefícios do ramequim é que ele é feito para suportar altas temperaturas no forno. Os ramequins são baratos e podem ser comprados em diversos lugares. Entretanto, se necessário, outros recipientes podem ser usados em receitas que pedem um ramequim.

Outras pessoas estão lendo

Assadeiras de muffin grandes

Formas de muffin grandes são uma boa opção, especialmente se você estiver assando algo como um terrine ou um petit gâteau. Unte bem a assadeira antes de despejar a massa dentro dela — se a forma não estiver bem untada, a massa pode queimar ou grudar. Não encha as formas até o topo, porque o conteúdo pode transbordar durante o cozimento. Coloque um prato ou tábua de cortar grande sobre a forma quando estiver pronto, virando-a e batendo levemente no fundo para remover o item. Uma vez que os ramequins são o recipiente de serviço para muitas receitas, o lado negativo de usar uma assadeira de muffins é que ela não permite porções individuais.

Xícaras de creme

Xícaras de creme são mais similares aos ramequins porque comportam mais ou menos a mesma quantidade de comida. Estas xícaras são usadas para fazer e servir creme ou para sobremesas como pudim, sendo mais fundas do que os ramequins e vindo tipicamente em dois tamanhos, de 180 ml e 300 ml. Feitas de vidro ou porcelana, as xícaras de creme podem ser usadas no forno, freezer e micro-ondas. Algumas até mesmo vêm rotuladas como ramequins e podem ser usadas em praticamente todas as receitas que pedem a um ramequim.

Canecas de café e copos

Canecas de café são um substituto pouco tradicional para um ramequim, mas podem funcionar bem. Usá-la, no entanto, pode ser complicado, uma vez que precisa ser pequena e poder ser levada ao forno. Canecas como as feitas de faiança são boas opções, porque o material suporta altas temperaturas, mas fique longe da caneca de café tradicional, porque ela pode quebrar e contaminar a comida. Uma vez que a ideia da maior parte das receitas que usam ramequins é fazer porções pequenas e individuais, as canecas de café precisam ser tão pequenas e baixas quanto possível. Copos de uísque baixos ou copos de bebida de pouco volume são uma outra opção possível. Da mesma forma que com a caneca de café, certifique-se de que os copos possam ser levados ao forno, e coloque a xícara sobre uma assadeira para evitar queimaduras. Despeje um ou dois dedos de água na assadeira, criando um banho-maria.

Substitutos para ramequins
Verifique se a caneca pode ser colocada no forno antes de usá-la numa receita (coffee mug on white background for selecting image by David Levinson from Fotolia.com)

Refratário grande

Para receitas que podem ser feitas em uma porção grande, ao invés de várias pequenas, um refratário grande à prova do calor de forno pode ser usado. Unte bem o fundo e os lados do recipiente e coloque a massa dentro dele mas, assim como com os substitutos menores, não encha o refratário até o topo com a massa, porque ela poderá transbordar à medida em que cresce. Fique de olho no tempo de cozimento, já que usar um recipiente maior pode afetar o tempo que a massa leva para assar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível