Mais
×

Suco de mirtilo e celulite

Atualizado em 10 maio, 2017

O mirtilo talvez seja um dos fornecedores mais potentes de antioxidantes no que se refere à saúde, além de ser um alimento medicinal que previne infecções urinárias. No entanto, outras pessoas defendem que essa frutinha vermelha trás outros benefícios que interessam às mulheres, como a propriedade de combater a celulite. Cerca de oito em cada dez mulheres têm a pele de “casca de laranja” na região das coxas, nádegas e quadril. É possível usar o suco de mirtilo como um suplemento, mas lembre-se de consultar um médico primeiro

Suco de mirtilo (HandmadePictures/iStock/Getty Images)

Características

O mirtilo é ótimo no combate à celulite, pois ele ajuda a emulsionar os glóbulos de gordura no sistema linfático, auxilia na abertura de caminhos na desintoxicação do fígado, e graças aos flavonoides, melhora a integridade do tecido conjuntivo, afirma a nutricionista Ann Louise Gittleman. Os ácidos orgânicos no suco de mirtilo são responsáveis pelas propriedades que emulsionam a gordura, aponta Roberta Foss-Morgan. A celulite aparece devido às células de gordura que se acumulam entre as ligações fibrosas conjuntivas que ligam a pele à superfície do músculo. Essas células de gordura pressionam a pele para cima, enquanto as longas ligações fibrosas conjuntivas a puxam para baixo, criando uma superfície desregular.

Potencialidade

A perda de peso é uma forma de combater a celulite, afirmam os pesquisadores da Universidade de Ohio. O mirtilo pode ajudar na redução de ganho de peso graças aos antioxidantes presentes na fruta, aponta Alexander Boswall, primeiro autor de uma pesquisa publicada em abril de 2009 no "Periódico das Sociedades Federais Americana pela Biologia Experimental". Boswall descobriu que os camundongos que ingeriram suplementos de mirtilo e receberam uma dieta rica em gordura ganharam menos peso e menos gordura branca que os outros animais que receberam a mesma alimentação sem o suplemento. Embora esses resultados sejam promissores, é necessário desenvolver pesquisas para saber se o resultado em pessoas é o mesmo. Ademais, a perda de peso não eliminará completamente a celulite, dizem os especialistas da Universidade de Ohio, pois até mesmo as pessoas magras têm celulite. Os mesmos cientistas dizem que a atividade física junto com a perda de peso é a melhor forma de combater a celulite, pois dessa forma você terá menos células de gordura e músculos fortalecidos em áreas propensas ao surgimento de celulite.

Palavra do especialista

Gittleman e Foss-Morgan aconselham que o suco de mirtilo seja ingerido "in natura", ao invés de coquetéis, misturas de suco ou até mesmo suco adoçado. A combinação com a água é ainda mais eficaz, apontam os autores. Gittleman aconselha a ingestão de 1,8 l de água com suco de mirtilo, juntamente com 1,4 l de água por dia durante o processo de eliminação de gordura. Para fazer a água de mirtilo é preciso 230 ml de suco de mirtilo para 1,8 l de água, ou uma proporção de 1/8 de suco de mirtilo para cada quantidade de água.

Tipos

Embora Gittleman aconselhe usar 230 ml de suco de mirtilo todos o dias no combate à celulite, uma típica dose de suplemento tem três vezes ou mais que a quantidade diária indicada de suco. Também é possível optar por mirtilos inteiros ou suplementos. Uma dose típica de suplemento de mirtilo congelado ou fresco contém 2 ml. Caso escolha a suplementação, uma dose típica contém seis cápsulas que apresentam de 300 a 400 miligramas por dia em doses divididas, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland.

Considerações finais

O suco ou os suplementos de mirtilo são considerados seguros, o que quer dizer que não há nenhum efeito colateral grave. Contudo, deve-se ter cuidado redobrado se você tem pedras nos rins. O mirtilo tem altos níveis de oxalato, que são substâncias químicas que aumentam o risco desse tipo de problema de saúde. Consulte um médico antes de ingerir grandes doses de suco de mirtilo ou de passar a ingerir o suplemento da fruta para combater a celulite caso tenha pedras nos rins.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article